27/03/24 10h30

Perspectivas chinesas para 2024 apontam ampliação dos investimentos em inovação

InvestSP

O governo chinês deu início as atividades políticas de 2024, no último dia 5 de março, com duas sessões paralelas: a Assembleia Popular Nacional da China e o Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.

Tradicionalmente, são apresentados o balanço do ano anterior e as metas para o ano vigente e, por isso, esses encontros são tão importantes para o país e para o restante do mundo, já que a China é a segunda maior economia global.

A equipe do Escritório da InvestSP em Xangai, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, acompanhou as sessões e elaborou um resumo analítico dos números apresentados. Vale destacar que a China é um dos principais mercados para os óleos de petróleo, açúcares, soja e carnes desossadas produzidas no Estado.

Acesse o documento

Durante as sessões, representantes do governo apontaram medidas macroeconômicas que garantiram um crescimento de 5.2% da economia chinesa. Abertura de mercado e fortalecimento da proteção ambiental foram os destaques, assim como a geração de 12,44 milhões de novos postos de trabalho e ampliação da venda de equipamentos mecânicos, elétricos e eletrônicos, que aumentou 1,5%, atingindo 58,6%.

“Mesmo diante de um panorama internacional complicado e da sombra da crise imobiliária e alto índice de endividamento dos governos locais, a China conseguiu manter seu ritmo de crescimento substituindo o setor imobiliário por indústrias de inovação tecnológica”, afirma o chefe do escritório da InvestSP em Xangai, Inty Scoss.

O governo chinês também declarou que irá evoluir suas cadeias industriais e de suprimento, transformando as indústrias tradicionais e impulsionando o surgimento de indústrias emergentes e futuristas. Além disso, o governo está dando especial atenção à economia digital, implementando políticas para promover o desenvolvimento da economia digital e o programa "Inteligência Artificial +".