15/05/07 14h51

Petrobras perde a liderança para a Vale em lucros na AL

Folha de S. Paulo - 15/05/2007

A Petrobras perdeu a posição de empresa mais lucrativa da América Latina no primeiro trimestre do ano -após quatro anos e três meses na liderança- para a também brasileira Vale do Rio Doce, diz estudo da consultoria Economática. Na primeira colocação desde o quarto trimestre de 2002, a Petrobras lucrou US$ 2,015 bilhões (R$ 4,1 bilhões) no primeiro trimestre do ano, contra US$ 2,485 bilhões da Vale. Para Fernando Excel, presidente da Economática, há "grandes chances" de a Vale se consolidar como a companhia mais lucrativa da região porque elevou seu nível de faturamento com a aquisição da Inco e costuma ter desempenho mais fraco no primeiro trimestre. Já a Petrobras, diz ele, sofreu com despesas extraordinárias e deve voltar ao seu patamar histórico de lucro trimestral acima de R$ 5 bilhões (US$ 2,46 bilhões), embora viva um período de queda de receita com a redução do preço do petróleo. Situação oposta vive a Vale, avalia, cujo faturamento está em expansão. Entre os cinco maiores lucros da AL estão a telefônica mexicana América Móvil (US$ 1,432 bilhão) e os brasileiros Itaú (US$ 927 milhões) e Bradesco (US$ 832 milhões), além de Vale e Petrobras. Das dez mais lucrativas da região, cinco são mexicanas, quatro brasileiras e uma argentina.