20/09/16 15h28

Pinacoteca é eleito melhor museu da América do Sul

Centros culturais de São Paulo figuram nas primeiras posições de ranking elaborado por especialistas

Diário SP

Museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca, fundada em 1905, foi novamente reconhecida entre os melhores do mundo. O conjunto de exposições, acervo e edifício construído em 1900, no Jardim da Luz, região central, aparece na liderança do ranking brasileiro e da América do Sul elaborado por viajantes e divulgado no portal de turismo Trip Advisor, especializado na área.

O prêmio Travellers’ Choice (em português, “a escolha dos viajantes”) ainda coloca a Pinacoteca como o 19 do planeta, sendo a melhor colocação do país – o mineiro Inhotim, considerado o maior centro de artes em exposição ao ar livre na América Latina, é o 20.

Entre os visitantes, a qualidade do acervo, organização, limpeza e facilidade de acesso são os principais pontos que levaram a Pinacoteca à frente do ranking sul-americano.

“A estrutura do prédio antigo, contrastando com as obras contemporâneas, faz diferença. O prédio em si acaba se tornando uma obra de arte também”, analisou a arquiteta Claudia Pasqualini, de 54 anos, que fazia ontem mais uma de tantas visitas à Pinacoteca."

Com sotaque carregado de xis e erres, a estudante Glenda Santos, de 22 anos, que nasceu em Pernambuco, mas vive desde os 5 em Portugal, foi só elogios. “A organização da Pinacoteca é melhor que o museu de Londres. Não deixa a desejar para nenhum da Europa.”

Futebol e ciência

O bom desempenho paulista na disputa ainda foi reforçado pelas colocações do Museu do Futebol, que fica no Estádio do Pacaembu, e do Catavento Cultural e Educacional, localizado no Parque Dom Pedro 2, no Brás, ambos na região central.

O primeiro, com rico acervo da história do futebol, conquistou a 6 posição nacional e a 10 na América do Sul. Já o segundo, dedicado à ciência e tecnologia, foi eleito o 7 melhor do Brasil e 12 no continente.

A professora Magda dos Reis, de 46 anos, aproveitou para levar os filhos, Aline, de 26, e Rafael, de 11, para conhecer o Catavento. “AS crianças e adolescentes podem ver na prática o que ensinamos na lousa.”

Ver a teoria na prática nem era a intenção do holandês Martijn Doelman, 43, que saiu de Curitiba (PR), onde mora com a mulher Viviane, 40, e o filho Lucas, de 5 anos, para visitar a capital. “Mas quando vimos a mesa de futebol (pebolim), não teve jeito”, brincou. Ele destacou a interatividade e o uso de tecnologia como as principais marcas do museu. “Não fica aquela coisa chata.”

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) também aparece no ranking, ficando em 8º no Brasil e 14º na América do Sul.

Para a coordenadora de museus do estado, Renata Motta, a eleição feita por voto popular reafirma a qualidade do serviço. “Também recebemos prêmios de especialistas, mas o reconhecimento direto do visitante é um dado de extrema relevância”, disse. “Isso reforça que estamos no caminho certo.”