04/03/22 16h43

Piracicaba oferece 500 vagas em cursos de qualificação profissional

Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), vai oferecer 500 vagas em 50 cursos de qualificação profissional até o final de 2022. Os cursos atendem a demanda de empresas, vocações comerciais e resultado de pesquisa junto ao mercado de trabalho, realizada pela Pasta. Os cursos, todos gratuitos, serão ministrados presencialmente no Senac e Senai, nas áreas de serviços, comércio, indústria e tecnologia. Cada curso possui um pré-requisito diferenciado para a inscrição, mas no geral os interessados devem estar desempregados, ter idade acima de 16 anos e residir em Piracicaba. Os interessados podem fazer a sua inscrição pelo link http://semdettur.piracicaba.sp.gov.br/qualificacao/  

José Luiz Guidotti Jr., titular da Semdettur, lembrou que é a primeira vez que a Pasta custeia os cursos do Senac e Senai e monta sua própria programação. “Antes nós tínhamos que escolher as opções oferecidas por essas instituições de ensino. Agora, Senac e Senai estão formatando a sua grade de programação curricular baseada nas demandas que solicitamos conforme comportamento do mercado local”, explicou Guidotti Jr. 

O secretário disse ainda que nesta etapa inicial, muitos dos cursos oferecidos são da área de beleza, segmento que cresceu significativamente durante a pandemia e continua aquecido com a abertura de MEIs. “Na próxima fase vamos privilegiar as áreas de comércio, indústria e tecnologia”, frisou. 

O início dos cursos está previsto para este mês (março), com realização até dezembro, conforme as vagas forem preenchidas pelas inscrições online. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3437-2222. 

Cursos oferecidos na 1ª etapa: 

Lote 1: maquiador, drenagem linfática, penteados, técnicas de manicure e pedicure, Reiki níveis 1 e 2, organizador de eventos e estratégias de marketing digital e e-commerce; 

Lote 2: alongamento de cílios, técnicas de depilação, manicure e pedicure, reflexologia das mãos e pés, jardineiro e analista de marketing de mídias digitais. 

Lote 3: design de sobrancelha, massagem relaxante, tranças afro, alongamento de unhas, manutenção de microcomputadores e edição de imagem profissional para web. 

Lote 4: pedras quentes e pindas, massagem estética modeladora, coloração e descoloração parcial, aromaterapia, Reiki nível 3 e edição de áudio e vídeo para mídias sociais.

fonte: http://www.piracicaba.sp.gov.br/prefeitura+oferece+500+vagas+em+cursos+de+qualificacao+profissional.aspx