16/04/24 15h17

PMEs online movimentaram R$ 945 milhões no primeiro trimestre de 2024

Mercado e Consumo

Os pequenos e médios empresas (PMEs) online movimentaram R$ 945 milhões no primeiro trimestre de 2024, de acordo com levantamento realizado pela Nuvemshop. Esse valor representa um aumento de 23% em comparação com o mesmo período de 2023, quando alcançaram um total de R$ 703 milhões.

O total de produtos vendidos no país foi de 15 milhões, um aumento de 16% em relação a 2023. O segmento de moda foi o líder em vendas, com um faturamento de R$ 303,5 milhões, seguido por saúde & beleza, com R$ 83 milhões, e acessórios, com R$ 62 milhões.

“As datas comerciais do primeiro trimestre, como o Carnaval, a Semana do Consumidor e a Páscoa, foram grandes oportunidades para movimentar o varejo em um período que não é o mais forte em todos os segmentos”, afirma Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente da Nuvemshop.

Os PMEs de São Paulo lideram o ranking dos três estados que mais venderam no período, com R$ 444 milhões, seguido por Minas Gerais, com R$ 89 milhões, e Santa Catarina, com R$ 78 milhões. Em relação aos meios de pagamento, o Pix representa quase metade de todas as compras efetuadas, atingindo 44% do total, ficando atrás apenas do cartão de crédito, que representa 46% dos pedidos pagos.

“Compreender o momento certo, a fim de realizar promoções e oferecer condições especiais ao consumidor, é um diferencial. Aliar uma boa estratégia de negócio com divulgações em redes sociais e formas de fidelizar os clientes foi a receita de sucesso dos empreendedores”, conclui Marcela.

Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/15/04/2024/ecommerce/pmes-online-movimentaram-r-945-milhoes-no-primeiro-trimestre-de-2024/