11/06/18 12h15

“Precisamos ter mais foco em inovação”, diz novo presidente da Desenvolve SP

Em entrevista exclusiva, Alvaro Sedlacek, recém-empossado na presidência da agência de financiamento do Governo do Estado de São Paulo, fala sobre o futuro da empresa sob sua gestão

PEGN

A Desenvolve SP, agência de financiamento do Governo do Estado de São Paulo, tem um novo presidente: Alvaro Sedlacek. Ele era diretor-financeiro da agência desde 2015. Empossado em abril deste ano, o advogado ocupa o cargo de Milton Luiz de Melo Santos, presidente por nove anos da Desenvolve SP.

Em sua gestão, Sedlacek afirma que a agência terá mais foco em inovação. “Somos uma empresa com capacidade limitada de financiamento. Se apostarmos em todos os setores, vamos encontrar dificuldades em ter bons resultados.”

Em entrevista exclusiva ao site de PEGN, Sedlacek falou sobre o que espera de sua campanha à frente da presidência, cargo esse que não imaginava exercer tão cedo. “Não era esperado. Eu achava que as coisas iam ficar da maneira como estavam até o final do ano”, diz. Apesar de inesperado, acha a mudança interessante para a Desenvolve SP.

“Ficar nove anos à frente de uma empresa é muito tempo. Isso faz com que você comece a enxergar o dia a dia sob um prisma mais sereno e não de foco nas mudanças positivas. A troca é importante, porque é uma visão nova’, afirma.

Na opinião do executivo, a base da gestão será mantida, mas com mudanças de “alguns graus que podem fazer a diferença”. “Estou aqui há quatro anos, mas tenho uma visão diferente, que pode tornar a agência melhor e mais eficiente”, diz.

Desde que foi fundada, em março de 2009, a Desenvolve SP já aportou mais de 2 mil empresas, desembolsando cerca de R$ 2,9 bilhões em financiamentos realizados. Segundo dados da agência, 72% são projetos de investimento que incluem inovação. Para Sedlacek, entretanto, ainda é pouco.

“Nas pequenas e médias empresas, ninguém financia inovação a longo prazo. E isso é absolutamente fundamental.” Na sua opinião, os negócios que cresceram e ganharam marketshare na crise “certamente têm inovação em seus projetos”. “Não é fácil financiar inovação, porque tem riscos e muitas variáveis. Mas precisamos que essas empresas apareçam e sobrevivam. A gente vai reforçar o trabalho nesse aspecto”, diz.

Outra área que chama a atenção do novo presidente da Desenvolve é o setor energético. Ele afirma que em São Paulo 60% da energia elétrica vem de fora do estado. “E isso representa um risco, porque a energia tende a se tornar cada vez mais cara.”

Para isso, quer desenvolver projetos que incentivem empreendedores a criar startups com soluções de eficiência energética, principalmente no campo da energia fotovoltaica. “Para a importância das soluções, acho que ainda é uma área com pouco investimento.”

A Desenvolve SP está prestes a fechar uma parceria com uma agência alemã de eficiência energética, a fim de dar vazão a projetos do tipo. Se der certo, serão 80 milhões de euros.

No campo das startups, inclusive, o modelo deve ser mantido: o financiamento segue focado em negócios em estágios avançados. “O financiamento casa quando a startup precisa desenvolver mais rapidamente a sua cadeia de negócios. Quando estão embrionários, acho que os empreendedores devem buscar fundos de investimento.”

Olhar para dentro

Sedlacek também quer aproveitar a guinada à inovação para realizar mudanças dentro da própria agência. “Não adianta pregar algo e ficar parado”, afirma.

Neste primeiro mês de mandato, encomendou a atualização da tecnologia da Desenvolve SP, além mapear os processos desenvolvidos na agência.

O intuito é monitorar os resultados obtidos a partir de financiamentos realizados em negócios. “Eu sei quantas empresas financiei, mas não tenho o tamanho do impacto disso. Eu quero encontrar os dados que mostrem se criamos emprego, se geramos renda.”