01/04/22 11h44

Prefeituras destacam retomada econômica e geração de empregos

Municípios analisam como positivo geração de empregos no Alto Tietê. Cidades comentaram dados do Caged

Diário de Suzano

As prefeituras do Alto Tietê analisam como positivo a geração de empregos nos primeiros dois meses de 2022. De acordo com os Executivos, este é o momento da recuperação econômica. Conforme publicado pelo DS, a região criou 1.085 postos de trabalho em janeito deste ano, além da abertura de 1.246 vagas de emprego com carteira assinada em fevereiro, como aponta o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

Em Suzano, por exemplo, o saldo foi negativo nestes dois primeiros meses. A cidade fechou 88 postos de trabalho, sendo 41 em janeiro e 47 em fevereiro. Para a Prefeitura, este é um momento de retomada da economia, diante da melhoria do cenário da pandemia do coronavírus (Covid-19), e também de atenção. Segundo o Executivo, o município vem apresentando uma evolução considerável nos últimos anos e era esperado que essa curva de ascensão verificada desde 2017, que tem sido responsável por colocar a cidade na liderança regional da geração de emprego, chegasse a um patamar de estabilização. A administração esclarece que os segmentos mais impactados neste início de 2022 foram comércio e prestação de serviço. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, André Loducca, disse que a geração de emprego não é o único item no crescimento de uma cidade que se deve avaliar. De acordo com ele, há também outros índices de desenvolvimento econômico, de orçamento público, de processos de abertura de empresas, da construção civil, entre outros. “Tudo isso mostra que Suzano tem potencial, segue em uma evolução e assim deve se manter, o que será fundamental para a continuidade da geração de emprego e renda. Embora importantes, os números atuais não são preocupantes e a gestão está atenta e trabalhando para manter a cidade no caminho certo”, destacou. 

Por outro lado, Poá criou 574 vagas de emprego com carteira assinada durante o período, sendo 276 no primeiro mês e 298 no segundo. A Prefeitura de Poá também analisa como positivo a geração de empregos nesses dois primeiros meses. Entre os principais fatores, o Executivo destacou investimentos na construção civil, bem como a retomada da confiança por parte do comércio. 

Já Mogi das Cruzes lidera o ranking de criação de postos de trabalho no Alto Tietê. Ao todo, o município abriu 1.528 vagas de emprego, sendo 532 em janeiro e 996 em fevereiro. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli, avaliou que a cidade passa por um bom momento de recuperação econômica, com a evolução do combate a Covid-19. “Os números também são reforçados pela estrutura oferecida pelo município, que favorece investimentos, e pelas ações desenvolvidas pela Prefeitura, tanto para a empregabilidade e o acesso da população a oportunidades, quanto para a capacitação profissional”, explicou. 

Itaquaquecetuba, por vez, criou 324 postos de trabalho durante o período. Ao todo, foram 184 gerados em janeiro e 140 em fevereiro. Para a Prefeitura, esse resultado é fruto dos esforços e políticas públicas realizadas, assim como da melhor qualificação profissional da população. 

fonte: https://www.diariodesuzano.com.br/cidades/prefeituras-destacam-retomada-economica-e-geracao-de-empregos/64090/