18/11/14 14h11

Premiê aposta em parceria com região

Diário do Grande ABC

“Com certeza a cooperação de inovação e transferência de tecnologia sueca para São Bernardo gera muitas possibilidades. Eu, definitivamente, acredito que essa é uma oportunidade muito boa.” A frase, dita pelo primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, responde a questionamento da equipe do Diário sobre parceria da Saab, fabricante sueca do caça Gripen NG (40% de participação), com o Grupo InbraFiltro (60%), de Mauá, para estabelecer em terras são-bernardenses a SBTA (São Bernardo Tecnologias Aeronáuticas), que será responsável pela produção de partes estruturais do avião supersônico e pela administração da cadeia de suprimentos.

O premiê recebeu grupo de jornalistas em Estocolmo, capital da Suécia, e se pôs à disposição para responder a assuntos diversos.

Quanto às possibilidades mencionadas por Löfven, a partir dessa aliança, ele se refere ao fato de a parceria gerar frutos que vão além da produção de aeronaves militares. “Nós temos muito bons aviões-caça e eles são importantes, mas há algo muito maior, que é sobre tecnologia e inovação. Tanto que temos uma boa relação de cooperação com São Bernardo. Eu quero dizer que esse é o futuro. São novos empregos. Não são somente coisas militares. Será possível criar tecnologias e inovar. Por isso essa parceria é muito importante para o nosso país”, explica o premiê sueco.

Isso justifica também o fato de o Brasil, enquanto nação pacífica, não só adquirir como ajudar a produzir aeronaves supersônicas para defender seu território. A partir desse processo, podem surgir ideias passíveis de adaptação ao dia a dia das pessoas.

Exemplo emblemático é a origem do celular. “Quando a Ericsson (empresa sueca) desenvolvia sistema de micro-ondas para radares de aviões-caça alguém pensou: ‘Por que não adaptamos e criamos um telefone móvel?’ A ideia veio da área militar”, comenta o diretor da Saab para a América Latina, Bo Torrestedt, em apresentação na fábrica da companhia em Gotemburgo, segunda maior cidade da Suécia. “Com o air bag

de carro foi a mesma coisa. Trata-se de um transbordamento da área militar para a área civil.”

Torrestedt ressalta que a Saab trabalha bastante com parcerias e compartilhamento de tecnologias. “Nós gostaríamos de fazer mais coisas no Brasil além do Gripen NG. Queremos ficar mais perto dos clientes”, afirma o executivo, para quem o avião-caça será apenas a porta de entrada.

SIMPATIA - Löfven, que assumiu o governo em setembro, é ex-metalúrgico, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Suecos, o IF Metall, e integrante do Partido Social-Democrata.

Perguntado a respeito de sua relação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também ex-metalúrgico e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o premiê respondeu que eles têm as mesmas experiências e, embora não falem a mesma língua, quando têm os tradutores ao lado, é como se falassem. “Uma vez eu questionei a ele: ‘Deve ser um trabalho muito duro para você, ser presidente de um dos maiores países do mundo. E ele disse: ‘Sim, e eu venho trabalhando muito duro, porque ninguém pode dizer que o trabalhador não pode fazer isso. Eu posso fazer isso’. Me sinto muito inspirado pelo presidente Lula”, assinala Löfven, que com trajetória semelhante também assumiu o cargo máximo em seu país.

Embora a Suécia seja uma nação regida pela monarquia, representada pelo rei Carl XVI Gustaf e pela rainha Silvia, filha de mãe brasileira e pai alemão, o primeiro-ministro é a pessoa que define as diretrizes políticas do país.

HISTÓRICO - No dia 27 de outubro foi divulgada a assinatura do contrato da compra de 36 aviões-caça da Saab para renovar a frota da FAB (Força Aérea Brasileira). O País vai desembolsar US$ 5,4 bilhões para o desenvolvimento e a produção do Gripen NG (28 monopostos e oito de dois lugares – cujo modelo o Brasil terá importante papel na confecção), para entrega entre 2019 e 2024.

O Grupo InbraFiltro, inclusive, já está selecionando profissionais com experiência em construção aeronáutica, como engenheiros, mestres e operadores, para montar time de 30 pessoas que farão treinamento na Suécia.

A expectativa é gerar, somente na SBTA, em São Bernardo, na qual a Saab vai investir US$ 150 milhões, 1.000 postos de trabalho. Com a formação de cadeia de suprimentos, a estimativa é de 5.000 novas vagas na região.