04/03/22 12h17

Primeiros meses de 2022 apresentam os melhores índices à construção civil de Caraguá em 7 anos

Em janeiro e fevereiro deste ano, com mais de 200 projetos já aprovados, quase 50% das áreas utilizadas em todo o ano de 2021 estão regularizadas com a Secretaria Municipal de Urbanismo

O Vale

Por meio da Seurb (Secretaria de Urbanismo), a Prefeitura de Caraguatatuba informa que, durante os primeiros dois meses de 2022, 209 projetos de construção civil já foram aprovados. De acordo com a municipalidade, este é o melhor início de ano para o ramo da construção civil dos últimos sete anos. 

"Janeiro que já havia sido um mês bom, com 96 aprovações, foi superado por fevereiro com 113, um aumento de 17%", destacou a Seurb, em nota. 

A quantidade de área aprovada também aumentou. Em janeiro, o número foi de cerca de 31.578,95 m² e, em fevereiro, chegou a 49.529,39 m² -- um aumento de 56%. Em apenas dois meses de 2022, Caraguá aprovou quase metade das áreas aprovadas no ano inteiro de 2021, que registrou 205.166,05 m² em projetos. 

Wilber Cardozo, secretário da Seurb do município, disse que os dados englobam desde pequenas obras até grande empresas que desejam se fixar no município do Litoral Norte de São Paulo. "Entre os pedidos analisados pelo Setor de Análise e Aprovação de Projetos estão de novas construções, reformas, ampliações, demolições, alvará de Planta Popular, reforma com ampliação e substituição de projeto", comentou. 

Burocracia e Covid-19

A Seurb informa que, ao longo dos últimos anos, tem observado como a burocracia afeta as obras de construção civil, principalmente na questão de documentação. Wilber comenta que reinvenções foram necessárias para estimular o setor, criando mais praticidade aos interessados. 

"Mesmo durante os meses que o Brasil ficou ‘fechado’ por conta da doença, percebemos no município que as pessoas procuravam regularizar a situação de suas obras e também entrando com novos projetos", disse o secretário, comentando que o ramo foi um dos menos afetados pela pandemia de Covid-19. "Caraguatatuba tem se mostrado uma cidade excelente para investimento, principalmente no setor imobiliário", complementou. 

Wilber disse que o prefeito da cidade, Aguilar Junior (MDB), solicitou para que os processos fossem mais rápidos. "Em breve, teremos novidade que vai desburocratizar ainda mais o setor”, antecipou. 

Setor de Análise de Aprovação, equipe e contato

O Setor de Análise e Aprovação de Projetos conta com seis técnicos que orientam os profissionais para que instruam corretamente os processos, de forma que a aprovação possa ocorrer no prazo máximo de cinco dias. "Muitas vezes eles ligam para o profissional e mandam e-mail explicando o que falta na documentação, o que precisa ser alterado e corrigido no processo para que sejam enviados todos os documentos corretos, de forma a agilizar a análise", disse a Seurb. 

Atualmente, os profissionais que precisam dar entrada em novos projetos e habite-se, devem entregar os documentos exigidos no protocolo do Paço Municipal e tirar as dúvidas sobre projetos de aprovação e desdobro, pessoalmente, na sede da Seurb, localizada na Av. Brasil, número 749, Sumaré, das 10h às 14h. 

Mais informações podem ser obtidas via email '[email protected]' ou telefone (12) 3886-6060.

fonte: https://www.ovale.com.br/nossaregiao/cidades/primeiros-meses-de-2022-apresentam-os-melhores-indices-a-construc-o-civil-de-caragua-em-7-anos-1.209524