01/12/17 14h43

Produção da indústria paulista já sobe há sete meses seguidos

O Globo

A produção da indústria paulista voltou a crescer em outubro. De acordo com o Indicador de Nível de Atividade (INA), da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), o setor apresentou um avanço de 0,3% sobre setembro, completando sete meses de altas consecutivas, na série com ajuste sazonal. Na série sem ajuste, o resultado do mês também oscilou positivamente, 0,8%.

No acumulado em 12 meses, o INA acumulasubiu 1,8%, mostrando o melhor resultado desde fevereiro de 2014. O fator vendas reais foi o principal influenciador do avanço do mês, com aumento de 3,2% em outubro. Enquanto que a variável das horas trabalhadas na produção e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), recuaram 0,7% e 0,2%, respectivamente. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), da Fiesp. Segundo Paulo Francini, diretor titular do Depecon, com o passar dos meses, vem se consolidando o movimento de recuperação na indústria paulista.

— Apesar de ainda existir alguma indefinição, principalmente em relação à reforma da previdência, a situação é favorável. Esperamos que o INA feche 2017 com alta de 3,5% — apontou.

Entre os setores pesquisados, o destaque com performances positiva ficou com o de produtos farmacêuticos, com alta de 3,6% em outubro, na série com ajuste sazonal. As horas trabalhadas na produção e o total de vendas reais avançaram 0,2% e 8%, respectivamente.

O nível de atividade nas indústrias de máquinas, aparelhos e materiais elétricos também apresentou alta, de 1,5% no mês.