14/12/16 15h49

Programa Anfir-Apex deve gerar US$ 35 milhões em exportação

Fabricantes de implementos promoveram encontros na América do Sul

Automotive Business

Fabricantes de implementos rodoviários que participaram do programa de incentivo às exportações montado este ano pela Anfir e Apex, respectivamente a associação das empresas do setor e a agência brasileira de promoção de exportações, calculam que deverão exportar cerca de US$ 35 milhões para compradores de países da América do Sul envolvidos nos encontros promovidos pelo projeto. O convênio entre Apex e Anfir foi assinado em março passado e nos meses subsequentes foram realizadas três rodadas de negócios na Colômbia, no Chile e Brasil, além de participação na feira Expomina Peru 2016. No total, 25 fornecedores brasileiros de carretas e implementações sobre chassis estiveram presentes em um ou mais eventos.

“A receptividade dos mercados sul-americanos nos surpreendeu”, atesta Alcides Braga, presidente da Anfir. “Vários empresários do setor de logística reconheceram que oferecemos qualidade com preço competitivo e proximidade de seus mercados”, completa.

A primeira rodada de negócios foi na Colômbia, em junho, com 14 empresas brasileiras; seguida da Expomina Peru em setembro, com sete fabricantes de implementos do Brasil. Em outubro foi realizada no Chile o segundo encontro de negócios com a participação de 11 associados da Anfir. Em novembro foi a vez de São Paulo receber a visita de potenciais compradores sul-americanos, com a vinda de 11 empresas estrangeiras que se encontraram com 18 brasileiras.

“A definição das ações com foco os mercados latino-americanos mostrou-se muito acertada, diante da boa aceitação mostrada pelos empresários locais”, diz Mario Rinaldi, diretor executivo da Anfir. Para o próximo ano o projeto deverá continuar com a seleção de novos mercados. “Estamos em contato com a Apex Brasil e os associados para definirmos quais mercados deverão receber a atenção da missão brasileira”, explica Rinaldi.