12/11/21 11h24

Programa de desenvolvimento econômico regional está com inscrições abertas

Ação faz parte do Programa de Fomento de Arranjos Produtivos Locais Paulista, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com apoio do Vale do Futuro

Portal da Cidade

O 3° Edital de Chamamento Público para Arranjos Produtivos Locais e Polos de Desenvolvimento está com inscrições abertas até o dia 26 de novembro e APLs do Vale do Ribeira podem participar. A iniciativa faz parte do Programa de Fomento de Arranjos Produtivos Locais Paulista, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com apoio do Programa Vale do Futuro.

O edital visa fomentar projetos e impulsionar o desenvolvimento econômico da região, incentivando as cadeias paulistas, o aumento do empreendedorismo e da competitividade das micro, pequenas e médias empresas – baseados em interação e cooperação.

Para participar, é preciso apresentar um projeto e documentação jurídico-administrativa, conforme consta no edital. O prazo final para a inscrição das propostas é 26 de novembro de 2021. Dúvidas podem ser encaminhadas para [email protected]

Podem participar os APLs reconhecidos no âmbito do Programa de Fomento aos APLs, representados por suas respectivas entidades gestoras, e Polos de Desenvolvimento, representados por suas associações e/ou entidades representativas.

Para o coordenador-geral do Programa Vale do Futuro, Marco Aurélio Gomes, é uma importante ação voltada ao desenvolvimento econômico da região. “O Vale do Ribeira recebe investimentos e incentivos para que a economia possa crescer. O 3° Edital voltado para APLs busca incentivar as cadeias produtivas e o empreendedorismo regional. O Vale do Futuro é isso, é progresso e crescimento com sustentabilidade e sempre de olho no futuro”, disse Marco Aurélio Gomes.

Arranjos Produtivos Locais

APLs são aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais. Um Arranjo Produtivo Local (APL) caracteriza-se por:

• ser um conjunto de agentes de natureza diversa, que participam nas tarefas principais de uma aglomeração produtiva;

• por incluir empresas produtoras de um produto ou serviço de um setor específico e fornecedoras, centros de pesquisa, agentes do governo, instituições do terceiro setor, universidades e demais entidades privadas ou públicas;

• por ter uma governança e evidenciar relações de cooperação, trocas e aprendizado constantes em um determinado território;

• por ocorrer em um recorte do espaço geográfico constituído pelo agrupamento de agentes de interesses que consolidam uma identidade coletiva e;

• demonstrar a capacidade de promover o desenvolvimento local, estabelecendo parcerias e compromissos para manter e especializar os investimentos de cada um dos agentes no arranjo e seu entorno.

Fonte: https://registro.portaldacidade.com/noticias/economia/programa-de-desenvolvimento-economico-regional-esta-com-inscricoes-abertas-3355