20/09/16 15h28

Programa de Treinamento em Empreendedorismo da FAPESP terá 2ª turma

FAPESP

A FAPESP vai realizar a segunda edição do PIPE-High-Tech Entrepreneurial Training Program entre os meses de setembro e novembro de 2016. O programa destina-se ao treinamento de empreendedores e tem como público-alvo pesquisadores com projetos aprovados no Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) que estejam ainda na Fase 1.

Em parceria com a George Washington University (GWU), a FAPESP trouxe para o país o programa de treinamento, um dos mais difundidos nos Estados Unidos. Batizado como PIPE-High-Tech Entrepreneurial Training Program, ele é a versão brasileira do I-Corps, conduzido pela National Science Foundation (NSF) e concebido pelo Prof. Steve Blank, a principal referência mundial nas abordagens Lean Startup e Customer Development.

A versão brasileira foi organizada e conduzida pelos professores Marcelo Nakagawa, Flavio Grynszpan e Fabio Kon, que, além de serem coordenadores adjuntos de pesquisa para inovação da FAPESP, também têm longa experiência em empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico.

Na primeira edição do PIPE-High-Tech Entrepreneurial Training Program, 21 equipes de empreendedores apoiados pela FAPESP no programa PIPE em sua Fase 1 receberam um intenso treinamento de Lean Startup, Customer Development e Business Model Canvas durante quase dois meses e tiveram que interagir com cerca de 100 clientes, usuários e parceiros.

“Essa intensa interação permitiu que os empreendedores compreendessem melhor a demanda de mercado, inclusive em nível mundial”, disse Fabio Kon. “Com isso, conseguiram definir uma melhor solução e proposta de valor e validar modelos de negócio mais realistas e com maior potencial de crescimento. Apesar do curto período de treinamento (menos de dois meses), várias equipes mudaram por completo o modelo do negócio inicialmente pensado para a sua startup.”

Segundo ele, esse choque de mercado e de estratégia está sendo fundamental para os participantes continuarem empreendendo, agora de forma mais rápida e segura, para fazerem mudanças drásticas de forma a se ajustar às demandas de mercado ou mesmo para interromper o projeto e vislumbrar outras oportunidades.

Diante dos resultados obtidos pelos empreendedores – não apenas com relação ao desenvolvimento das soluções e modelos de negócio das suas empresas, mas também no acesso a mentores qualificados e aumento da rede de relacionamento com potenciais clientes e parceiros tanto no Brasil como no exterior –, a FAPESP decidiu promover uma segunda edição do programa.

Informações detalhadas sobre o programa foram enviadas para os pesquisadores responsáveis pelos projetos PIPE Fase 1 em andamento e também disponibilizadas no site da FAPESP.

Mais informações pelo e-mail [email protected].