29/11/21 13h34

Projeto digital da Maxion Brasil será exportado para outras fábricas do mundo

Tecnologia de Gêmeo Digital da planta de Limeira foi financiada pela Finep com recursos do Rota 2030

Automotive Business

Um projeto nascido dentro do escopo do Roda 2030 fez tanto sucesso dentro da Maxion Wheels do Brasil que agora será adotado em outras fábricas do grupo pelo mundo. 

Usando a tecnologia do Gêmeo Digital, o novo processo cria uma réplica virtual de seu processo de produção de rodas de alumínio para veículos leves na fábrica em Limeira (SP), o que permite integrar as áreas de manufatura e engenharia em tempo real, por meio da inteligência artificial. 

“Com a tecnologia Digital Twin, iremos visualizar a elaboração do design de produto de roda de alumínio, a simulação de processo de produção e dados de Inteligência Artificial em um só lugar, criando modelos operacionais virtuais e cálculos que permitem decisões mais inteligentes, aumentando assim a eficácia de nossos produtos e processos”, explica Zeferino Neto, presidente da Unidade de Negócios Américas da Maxion. 

Com duração de 30 meses, o projeto custou R$ 3 milhões (US$ 500 mil) e foi financiado pelo Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Economia do Brasil, com recursos do Programa Rota 2030 e contrapartida da Iochpe-Maxion. 

O programa foi tão bem-sucedido que a empresa já confirmou que ele será implantado em outras fábricas do grupo fora do País. “A Maxion Wheels produz rodas de alumínio para veículos leves nos cinco continentes. Este projeto Digital Twin, nascido no Brasil, será exportado para nossas fábricas de alumínio em todo o mundo como uma poderosa munição digital para aumentar ainda mais nossa eficácia global”, comemora o diretor de engenharia avançada Carlos Lopes. 

Divisão da Iochpe-Maxion, Maxion Wheels é um dos maiores fabricantes mundiais de rodas para carros, caminhões, ônibus e reboques. A empresa tem mais de 10 mil funcionários e atende montadoras globais em 30 regiões distribuídas em 14 países. 

fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/projeto-digital-da-maxion-brasil-sera-exportado-a-outras-fabricas-do-mundo/