21/08/17 08h47

Revolução Blockchain: Conexão SP - Canadá para Inclusão e Prosperidade será tema de evento

Don Tapscott, um dos maiores pensadores de gestão da atualidade fará uma apresentação sobre a “internet de valor e sua contribuição para mudar o mundo”; outras empresas como Intel, IBM e Microsoft também participarão da iniciativa

SDECTI e Investe São Paulo

No dia 23/08, a Secretaria da Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação (SDECTI) será palco de evento que reunirá importantes empresas e pensadores para a discussão sobre a internet de valor e seu impacto nas mudanças tecnológicas do mundo.

O encontro "Revolução Blockchain: Conexão SP- Canadá para Inclusão e Prosperidade", realizado pela Pasta em parceria com a Investe SP, Blockchain Research Institute e Consulado do Canadá, contará com painéis temáticos e palestra de  Don Tapscott, escritor e pesquisador canadense, especializado em estratégia corporativa e transformação organizacional, considerado um dos mais importantes pensadores da atualidade e autor do livro Blockchain Revolution, best-seller, lançado pela Senai- SP Editora. A iniciativa será  transmitida online em português pelo canal Youtube da SDECTI e em inglês pelo da Investe SP.

Uma palavra ainda pouco usada, Blockchain será a responsável pela grande revolução pós-internet, com mudanças tecnológicas que afetarão as relações comerciais, financeiras e a vida das pessoas. De acordo com Tapscott, a grande novidade por trás do bitcoin  já está mudando o dinheiro, os negócios e o mundo. Em sua palestra, ele destacará que no novo sistema a confiança é estabelecida pela colaboração, pela criptografia e por códigos inteligentes,  mais confiáveis do que todos os protocolos de segurança digital já utilizados.

Além da segurança, agilidade e baixo custo de transação, a nova tecnologia tem caráter inclusivo. Segundo Tapscott, o mercado financeiro poderá incluir bilhões de pessoas hoje desassistidas pelos bancos devido aos custos de processamento de pequenos valores. Para empresas e governos, a contabilidade aberta e pública do Blockchain representa maior confiabilidade em seus registros e, consequentemente, melhora a relação com seus investidores, clientes e cidadãos.

O encontro também contará com painéis temáticos, onde as líderes de Tecnologia, Intel, Microsoft,e IBM apresentarão as novidades e ações voltadas à “internet de valor”.  Outro tema abordado será como esse novo sitema é empregado no poder público.  Na ocasião os participantes poderão conhecer o novo Game “Terra da Sabedoria”, que é desenvolvido pelo Setor de Economia Criativa da SDECTI,  com a proposta de usar o sistema de criptomoedas em políticas públicas voltadas para  inclusão econômica e social.

Sobre Don Tapscott

CEO do Grupo Tapscott, o pesquisador é curador do Fórum Econômico Mundial e autor dos best-sellers Wikinomics, The Digital Economy, e diversos outros livros aclamados sobre tecnologia, negócios e sociedade. Atualmente é considerado o quarto pensador da gestão mais influente do mundo, de acordo com Pensadores 50.

Mais sobre Blockchain

Blockchain, palavra que seria literalmente traduzida para “corrente de blocos”, é uma estrutura de dados que organiza transações financeiras ou seus registros por meio da internet.

A tecnologia permite que as informações não sejam distribuídas em cópias, como é feito em transações financeiras on-line tradicionais, mas compartilhadas simultaneamente por uma  rede de computadores que assina digitalmente cada transação e garante que ela jamais possa ser adulterada.

Cada computador conectado à rede (chamado de nó) tem a tarefa de validar e repassar as transações e, dessa forma, recebe uma cópia de tudo que já foi registrado nos outros nós. Cada grupo de nós torna-se um bloco - e cada bloco que entra recebe as mesmas informações completas já registradas pelos mais antigos.

Alguns pensadores referem-se aos blockchains como grandes livros públicos de contabilidade, que servem para transações não só financeiras ou envolvendo criptomoedas, mas de todo tipo de dado relevante para a sociedade atual.

Entenda um pouco mais sobre o assunto em palestra de Dom Tapescott no TED Talks:  "Como o blockchain está mudando o dinheiro e o mundo dos negócios".

Programação:

9h15 – Revolução Blockchain – Don Tapscott

10h30 – Painel 1: O Impacto do Blockchain no Desenvolvimento Econômico e Inclusão Social

- Percival Lucena, pesq Ana Varandas – Gerente de Contas Governo e Educação da Intel uisador cientista de Blockchaim da IBM

- Ana Varandas – Gerente de Contas Governo e Educação da Intel

- Gustavo T Paro – Executivo de Soluções e Desenvolvimento de Negócios para Industria de Serviços Financeiros e Seguradora da Microsoft

Moderador: Carl Amorim – Representante Executivo do Blockchain Research Institute – BRI

11h15 - Painel 02: “Blockchain e Criptomoedas nas Políticas Públicas”

- Nathan Wosnack   - CEO da Ubitquity

- Rafael Rosado - CEO da Ecoopower

- Fabro Steibel - Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro  - ITS Rio

- Egídio Guerra – CEO da Eco Digital e Diretor da Terra da Sabedoria.

Moderador: Fernando Lobo - Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC Subsecretaria de Ações Estratégicas / Secretaria de Governo

Informações à imprensa

SDECTI

Alex Sallai / Jaqueline Soares/ Flavia LouzaneFones: (11) 3718-6607 / 6608 / 6609  Assessoria de Comunicação - Secretaria Estadual de Desenvolvimento  Econômico, Ciência,Tecnologia e Inovação