29/01/16 14h33

Ribeirão assina contrato para construção do viaduto

Ordem de serviço para início de obras será expedida já na próxima semana

ABCD Maior

Nesta quinta-feira (28/01) o prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides, assinou o contrato com a empresa Cappellano para construção do viaduto de transposição da via férrea, que ligará o Centro ao Centro Alto da cidade, e adequação viária do entorno. O recurso de R$ 55,9 milhões é proveniente do PAC Mobilidade e virá do Orçamento Geral da União.

A partir da obra, estima-se que o percurso entre o Centro e o Centro Alto seja realizado em sete minutos. Atualmente a cidade é dividida pela ferrovia e conta com apenas duas travessias nos extremos da área central: ponte da Vila Ema, na altura da entrada do Bairro Vila Gomes, e outra, que passa por baixo da linha férrea, localizada na avenida Kaethe Richers, sentido Rio Grande da Serra.

"Esta importante obra vai atender uma realidade que foi o aumento do número de veículos da cidade e assim desafogar o trânsito. Já iniciamos outra obra que é a extensão viária da avenida Valdírio Prisco até a Santa Luzia e que será interligada ao viário do viaduto", completou o prefeito.

A ordem de serviço devera ser assinada já na próxima semana e as intervenções se iniciam pelo alargamento da avenida Valdírio Prisco. O prazo de execução da obra é de 24 meses. O prazo de vigência do contrato será de 36 meses contando da assinatura do contrato.

Entenda a obra

As etapas do projeto seguem paralelamente a construção do projeto executivo. O projeto possui extensão aproximada de 2,7 mil metros. É constituído por alguns elementos como: obras de adequações nas vias e viário novo, ciclovia, muro de contenção, ponte estaiada e viaduto.

A obra começará pela avenida Prefeito Valdírio Prisco, onde foi projetado obras de contenção no rio Ribeirão Pires, necessárias para a implantação do viaduto que faz a ligação entre esta avenida e a rua Humberto de Campos.

A presença do viaduto e da ponte estaiada se fazem imprescindíveis devido a passagem de via férrea e do rio Ribeirão Pires entre a avenida Prefeito Valdirio Prisco e rua Humberto de Campos. Também foi projetada uma ligação entre a rua Humberto de Campos, o viaduto e a avenida Rotary, através de um viário com ciclovia costeando o rio Ribeirão Pires.