15/01/16 14h24

Ribeirão Preto é a 25ª cidade mais desenvolvida do Brasil e a 18ª do estado

Ribeirão Preto Online

Um estudo do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), com base em dados de 2013, aponta que Ribeirão Preto melhorou seu desenvolvimento em relação aos números do ano de 2012 e figura em 25º lugar entre as 50 cidades mais desenvolvidas do Brasil e em 18º no estado de São Paulo (o estado que congrega o maior número de cidades com um elevado índice de desenvolvimento). Em pesquisa divulgada no ano passado, Ribeirão Preto aparecia em 28º no ranking geral e 23º no estado.

Método - O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal varia de 0 a 1: quanto mais próximo de 1, melhor é o desenvolvimento da cidade. A nota é calculada segundo a análise de três conjuntos de indicadores. Em Emprego e Renda, o índice leva em conta o quanto a cidade gera de empregos formais, sua capacidade de absorver a mão de obra local, quanto de renda formal é gerada, os salários médios e a desigualdade social.

Já em Educação, a Firjan analisa o número de matrículas na educação infantil, a proporção de estudantes que abandonam o ensino fundamental, além da distorção idade-série, o número de professores com ensino superior, a média de aulas diárias e o resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) no ensino fundamental.

O índice Saúde, por sua vez, é calculado, com base no número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis e número de internações sensíveis à atenção básica (Isab).

No último estudo, divulgado neste final de ano pela Firjan, Ribeirão Preto aparece com as seguintes avaliações; IFDM de 0,8716, Emprego e Renda com 0,7892, Educação com 0,9236 e Saúde com 0,9019.

Índice/ Nível de desenvolvimento

IFDM entre 00, 0,4 / baixo estágio de desenvolvimento
IFDM entre 0,4 E 0,6 / desenvolvimento regular
IFDM entre 0,6 e 0,8 / desenvolvimento moderado
IFDM entre 0,8 e 1 / alto estágio de desenvolvimento

Cerca de 60,3% das cidades analisadas tiveram um desempenho considerado moderado no ranking. Apenas 431 municípios possuem um índice de desenvolvimento considerado elevado pelo estudo – ou o equivalente a 7,8% do total analisado.

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual criado para acompanhar o desenvolvimento humano, econômico e social dos municípios do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil (5.565 no total), com base exclusivamente em estatísticas oficiais. Ele leva em conta três indicadores: emprego & renda, educação e saúde, cada qual com um conjunto respectivo de variáveis.

“Devido às suas características, a ferramenta tem servido como uma fotografia de políticas públicas e como fonte para estudos dos gestores públicos. Mesmo porque seu resultado é capaz de retratar o nível de desenvolvimento de cada cidade”, destaca a prefeita Dárcy Vera.

O IFDM é semelhante ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pela ONU. Uma diferença entre ambos é que os dados do IFDM podem ser coletados todo ano, ao passo que os do IDH só são levantados uma vez por década, pois dependem de dados do censo demográfico do IBGE, realizado a cada 10 anos.