21/11/17 14h22

Rodada de negócios incentiva pequenas empresas a exportar

Jornal Cruzeiro do Sul

Com a expectativa de movimentar US$ 5 milhões em negócios, será realizado na próxima quarta-feira, dia 22, a 1ª Ação de Exportação em Sorocaba, na Faculdade Esamc. A rodada de negócios é resultado de parceria entre a instituição de ensino e o Núcleo Operacional Peiex (Agência de Promoção de Exportações do Brasil) e a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex).

Para falar sobre a atividade estiveram no Cruzeiro do Sul os professores Angelo Pêpe Agulha, monitor do Núcleo Operacional Peiex Esamc Sorocaba, e Sandro Vidotto. A ação envolve empresas de pequeno e médio porte (cerca de 60 delas devem participar) e será realizada entre 9h e 18h. De acordo com os professores, existe ainda resistência para entender que organizações empresariais de segmentos não tão grandes assim também têm plena capacidade para exportar.

Agulha e Vidotto disseram que ao longo de um ano o Núcleo Operacional preparou, gratuitamente, como preconiza o programa, 60 empresas instaladas na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) para participar do encontro e nele exporem seus produtos e serviços às empresas comerciais exportadoras.

Vidotto chama a atenção para a diversidade e para o potencial das companhias estabelecidas em Sorocaba e região. Ele assegura que a ação reservará uma amostra bastante rica do que Sorocaba e municípios do entorno têm a oferecer. "Nós mesmos nos surpreendemos e, até por isso, apostamos que o ambiente de negócios criado será bastante favorável."

Eles também contaram que durante a capacitação das empresas foram feitos diversos diagnósticos que incluíram a disseminação da cultura exportadora, qualificação para inovação, introdução de melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas, ampliação do acesso aos produtos e serviços de apoio disponíveis nas instituições de governo ao setor privado, e desenvolvimento da competitividade.

Os segmentos que estarão representados durante a reunião são os seguintes: artigos para festas, alimentos, bebidas, material escolar, pisos, produtos de limpeza, e ração animal. O evento conta com parceria do Banco do Brasil, dos Correios, da regional do Centro das Indústrias no Estado de São Paulo (Ciesp), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Outras informações sobre o Núcleo Operacional -- que tem programada para março de 2018 outra ação de exportação -- podem ser obtidas pelos telefones (15) 99786-0269 e 3332-9854, ou no próprio local. O Peiex fica na rua Cesário Mota, 476, e a rodada de negócios acontece na sede da Esamc, na rua da Penha, 1.181, Centro.