26/08/19 13h06

Santo André foi a que mais gerou empregos entre janeiro e julho

Repórter Diário

O emprego na região do ABC, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) fechou os sete primeiros meses do ano com saldo positivo de 5.636 postos de trabalho com destaque para o setor de serviços que foi o que mais contratou, 6.968 vagas. O resultado só não foi melhor por conta do desempenho negativo da Indústria (com saldo de -1.155) e do comércio (-1.331). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (23/08) pelo Ministério do Trabalho.

O levantamento mostra que o ABC gerou 1.736 postos de trabalho em apenas um mês, entre junho e julho. Outro número que chama a atenção no sétimo mês do ano é que a administração pública enxugou seus quadros em 291 postos de trabalho. Outro recorte que é possível fazer é que dos números negativos do setor industrial, São Bernardo aparece em evidência com 94% de todos os demitidos nesta área (1.092 de um total de 1.155). Esse volume pode ser explicado pelas demissões naquele mês dos funcionários da Ford; 750 foram demitidos com o fim da produção do modelo Fiesta. A cidade só não teve um resultado total negativo graças ao bom desempenho nos setores de Serviços e Serviços de Utilidade Pública.

De janeiro a julho Santo André foi a cidade que mais gerou empregos, fechando os sete meses com 2.498 vagas de emprego e passando São Caetano que era o primeiro lugar do ABC até junho, com 1.933 de saldo, cidade que agora caiu para segundo lugar com 2.175 vagas em julho. O prefeito Paulo Serra (PSDB) comemorou a liderança e disse que eles representam ações acertadas da prefeitura na área econômica. “Estamos num momento de recuperação da credibilidade da cidade subimos no rating de E para BB em dois anos e meio e isso traz um ambiente favorável ao investimento. A nossa secretaria de desenvolvimento criou ferramentas para a abertura de empresas e isso tornou nos últimos doze meses a abertura muito mais simplificada, hoje ela é 70% digitalizada e será 100% até o fim do ano”, analisou o prefeito.

O prefeito Paulo Serra esteve nesta sexta-feira (23/08) visitando a Leforte, que no ano passado adquiriu o Hospital Cristóvão da Gama. “Trata-se de um investimento de R$ 20 milhões e que gerou centenas de empregos indiretos. Com certeza vamos ampliar os resultados nos próximos levantamentos do Caged”, prevê. Ainda sobre a relação com o setor produtivo, a prefeitura de Santo André realiza na próxima quarta-feira (28/08) a terceira edição do Meeting Empresarial que, segundo Serra, já tem confirmação de participação de 600 empresários. O evento vai acontecer no Teatro Municipal.

Ribeirão Pires ficou em terceiro em geração de emprego no ABC, com 872 vagas de saldo. Mauá é a quarta, nos sete meses apurados pelo Caged. Na relação entre empregados e desempregados, o município ficou com saldo de positivo de 819 vagas. Em quinto lugar vem Rio Grande da Serra (29) em sexto São Bernardo (23) e a cidade com pior desempenho foi Diadema com saldo negativo 780 vagas.

Em nota, a prefeitura de Diadema informa que o Plano de Incentivos Fiscais, lançado este ano, em o objetivo de gerar investimentos e empregos na cidade. “Dentre outras medidas formalizou o Programa de Incentivos Fiscais para estimular a geração de empregos, oferecendo em contrapartida a redução tributária. O Plano também estimula a implantação de novos empreendimentos no município. Diadema é a única cidade da Região Metropolitana a adotar um plano dessa natureza. Desde o seu lançamento, o Programa já atraiu mais de 40 empresas. O novo Programa estabelece sete tipos de benefícios: incentivos às empresas optantes do Simples Nacional; emissão de CID (Certificado de Incentivo ao Desenvolvimento); desconto de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para empresas de prestação de serviços; desconto para empresas que comprovem o aumento do Valor Adicionado; benefícios para cooperativas que contribuam para a atividade econômica; benefícios decorrentes de ampliação de construção de empreendimentos comerciais; e benefícios por melhoramento do imóvel”.