13/05/19 11h46

São Bernardo seleciona projetos para pré-incubação no Centro de Empreendedorismo

Repórter Diário

O Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Ceitec) de São Bernardo divulgou nesta sexta-feira (10/05) os 11 projetos de cunho tecnológico selecionados para ingressarem na incubadora do município. A relação dos projetos habilitados foi publicada no jornal Notícias do Município. As mentorias sobre o desenvolvimento e comercialização dos produtos e serviços começam na próxima semana na sede do Ceitec, localizado no bairro Baeta Neves, dentro da fase denominada Synergia.

Na terça-feira (10/05), representantes de cada projeto se reunirão com o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do ABC, Fábio Costa, e com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami, para as primeiras orientações.  Todas as idéias vencedoras passaram pelo crivo de um corpo de jurados com larga experiência de mercado, formado por empresários e acadêmicos da região.

Entre os projetos habilitados estão o 99 Delivery (software para gerenciamento de empresas do segmento de entregas), Água na Medida (app que controla o consumo de água), Front OELAB (app para simplificação do trabalho com equipes de campo), Go Ideia (consultoria de canais de varejo), Grupo Florêncio (projeto de loja online de móveis e colchões com entrega em 24h), projeto de identificação de compostos do chamado “Boa Noite Cinderela”, Liv (app para agendamento e pagamento de consultas médicas), sistema de monitoramento de inundação, sofá retrátil para pequenos apartamentos, projeto de veículo automotivo de vôo e o Vera 70 (proposta que cria arranjo produtivo local da indústria cinematográfica).

Primeiro edital – O primeiro edital de chamamento de projeto tecnológicos, lançado pela Prefeitura em 2017, selecionou um total de 20 ideias posteriormente incubadas no programa. Entre os projetos desenvolvidos estão os aplicativos para celular Meu remédio, Znap Travel e Amor em leite, sendo este último desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por alunas do ensino técnico da ETE Jorge Street, de São Caetano. O projeto propõe a criação de um aplicativo para intermediar a doação de mães lactantes aos bancos de leite.

Outra ideia de inovação é a I9 Coleta, que propõe soluções para o descarte correto de materiais recicláveis. Os desenvolvedores propõem uma metodologia no qual o usuário residencial que utiliza materiais recicláveis, como Tetra Pak, garrafas Pet e outros, possa acionar um aplicativo para coleta do material em troca de pontos, que podem ser render produtos em uma rede de parceiros.