26/01/15 14h15

São Carlos atrai startups e gera polo de talentos

DCI

Diversas iniciativas invadiram São Carlos, uma das capitais da tecnologia do Estado de São Paulo, multiplicando as possibilidades de emprego para quem está na graduação e na pós-graduação, em especial atuando em áreas ligadas a computação e sistemas de informação.

"No Brasil, quando falamos de startups, alguns nomes vêm à cabeça: São Paulo, naturalmente, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Excluindo-se as capitais, quando olhamos para o interior do País, apenas duas cidades chamam a atenção de fato: Campinas e São Carlos", assegura o empreendedor Thiago Christof, que criou um mapa colaborativo da cidade especialmente para conectar os agentes por meio do website capitaldatecnologia.com.br.

"A cidade está se redescobrindo, é uma revolução que vem acontecendo há cerca de três anos. Os talentos que estudam hoje aqui entendem que podem permanecer. Também tem muita gente voltando", explica Christof, um dos cofundadores da startup Cidadera (www.cidadera.com), cuja intenção é mapear, de maneira colaborativa, os problemas urbanos das cidades. Os outros cofundadores da startup são Victor Stabile, ex-aluno da UFSCar, e Carlos Fialho, aluno do curso de Ciências de Computação do ICMC.

É nos últimos cinco anos que esse ritmo do empreendedorismo tem se espalhado pelo ICMC e por São Carlos. Antes disso, o cenário era outro. "O aluno chegava à sala de aula muito preocupado em melhorar o currículo. Quando falávamos sobre liderança, ele se interessava simplesmente porque queria atuar bem na dinâmica de grupo e ser selecionado por empresa", lembra a professora Solange Rezende.

"Agora o aluno está mais interessado em explorar essa possibilidade de criar uma empresa", conta o professor André de Carvalho, que, junto com Rezende, foi um dos responsáveis por implantar a disciplina Empreendedores em Informática no ICMC. Hoje, a disciplina passou a ser Empreendedorismo e ganhou ramificações em optativas: Projeto Empreendedor I e II. As disciplinas são oferecidas na graduação do ICMC da área de computação: Ciência de Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação.

Para o ex-secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, a cidade tem uma missão em relação ao País, pois foi pioneira na implantação de tecnologias, figurando entre as primeiras a ter luz elétrica, bonde, telefone. "Agora, até por causa da demanda global, há uma sinergia muito maior entre as universidades, as empresas e os parques tecnológicos. Um ambiente dinâmico com muitas interfaces e isso está se intensificando", diz Tundisi.