12/07/21 11h51

São Paulo anuncia compromisso para neutralidade climática até 2050

A meta foi firmada durante o encontro "Energia renovável e gestão hídrica para retomada econômica sustentável"

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo

Durante o encontro on-line nesta quarta-feira (07/07), o Governo do Estado de São Paulo anunciou o compromisso de neutralidade climática, ou seja, reduzir a zero as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE), no território paulista, até 2050. Isso significa seguir as regas do protocolo de Kyoto. 

“Reconhecendo a importância do Acordo de Paris e de todas as iniciativas ao redor do mundo para zerar as emissões de gases de efeito estufa, o Governo de SP reafirma o compromisso do Estado de São Paulo em perseguir a neutralidade climática no horizonte 2050. 

Plano de Ação Climática Net Zero – 2050 

Sob coordenação da SIMA e com apoio das demais secretarias de governo, São Paulo está finalizando as diretrizes de um Plano de Ação Climática Net Zero – 2050, que cobre todos os setores da economia paulista e coloca rumos para a recuperação verde da economia com competitividade, inovação, empregos qualificados, resiliência e proteção ambiental. 

Na busca de preparar o estado para a Adaptação Climática há desde iniciativas de capacitação dos municípios para ações resilientes até a despoluição do rio Pinheiros com o Programa Novo Rio Pinheiros que buscam a segurança hídrica, energética, alimentar e sanitária. 

Os pleitos e conquistas paulistas serão apresentados na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26), que ocorrerá em novembro deste ano em Glasgow, na Escócia. 

Entre os governadores e outros participantes, também estiveram presentes no encontro, o secretário-executivo, Luiz Ricardo Santoro e o subsecretário de Meio Ambiente da SIMA, Eduardo Trani; o diretor-executivo do Centro Brasil no Clima, Guilherme Syrkis; o embaixador da União Europeia, Ignacio Ybáñes. 

Centro Brasil no Clima 

O encontro “Energia renovável e gestão hídrica para retomada econômica sustentável” visa articular conexões dos governadores das regiões Sudeste e Sul com diferentes stakeholders nacionais e europeus, buscando impulsionar as fontes renováveis de energia (solar e eólica), os biocombustíveis e evidenciar o potencial e as oportunidades do H2V (hidrogênio verde) para a indústria e os transportes no Brasil. 

O evento também consolidou a institucionalização da iniciativa “Governadores pelo Clima”, reforçando o papel central que os governos subnacionais desempenham, juntos, na construção de uma governança climática integrada, ressaltando a importância do Brasil no cenário internacional. 

Os governadores reafirmaram a vocação do Estado nas cadeias produtivas de energias limpas, na preservação de bacias hidrográficas e no desenvolvimento da economia de baixo carbono, diante de um preocupante cenário de estiagem, risco de apagões e do preocupante perigo ambiental de ampliação das fontes fósseis, caras e poluentes, que pioram as tendências de mudanças climáticas. A expansão da oferta de fontes renováveis pode, ainda, reduzir os impactos de uma restrição na oferta de eletricidade neste cenário de escassez hídrica. 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/07/sao-paulo-anuncia-compromisso-para-neutralidade-climatica-ate-2050/