13/11/23 10h55

São Paulo leva para o Web Summit empresas aceleradas por programas do Estado e da Prefeitura

Missão internacional busca por geração de negócios, atração de investimento estrangeiro e networking

InvestSP

Entre os dias 13 e 16 de novembro, uma delegação composta por gestores públicos e empresas paulistas aceleradas por programas do Governo de São Paulo e da Prefeitura da Capital participa do Web Summit Lisboa, o maior evento de inovação e tecnologia do mundo.

A participação de São Paulo é resultado de uma missão conjunta realizada entre o Estado de São Paulo, por meio do Creative SP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico; e a Prefeitura da Cidade de São Paulo, representada pela SP Negócios, agência de promoção de investimentos e exportações da cidade, e pela Ade Sampa, Agência São Paulo de Desenvolvimento.

Só o Governo de São Paulo selecionou sete empresas para o Web Summit por meio do CreativeSP: Mundo Content, The Street Estratégias de Marketing, Sioux, GMD, r2estúdios, Compasso Collab e Chicken or Pasta. Durante o evento, o programa apoiará os participantes em rodadas de negócio e reuniões para a abertura de novos mercados.

Haverá ainda uma masterclass com Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú. Os dois vão compartilhar as opiniões sobre a relação entre as atividades artísticas e o estímulo à socialização e à autoestima e expor o papel da economia criativa e da cultura nesse processo, como ativo fundamental de desenvolvimento.

“Em um mundo cada vez mais mecanizado, a economia criativa é o caminho para o desenvolvimento econômico e criação de empregos, e entendemos que São Paulo reúne todos os critérios para se tornar um grande polo mundial dessa indústria”, afirma Marton.

Para a SP Negócios, participar do Web Summit Lisboa é uma oportunidade de apresentar as oportunidades da cidade e abrir as portas do seu ecossistema de inovação para empresas e investidores estrangeiros. A cidade de São Paulo reúne mais de 2.700 startups, abriga 22 das 29 companhias consideradas unicórnios no país e tem um ecossistema avaliado em US$ 113 bilhões, segundo o Global Startup Ecosystem Report 2023. Por isso, a Capital é considerada o principal hub de inovação da América Latina.

Além de realizar atendimentos, prospectar investidores e divulgar as oportunidades de negócio na região, a SP Negócios foi convidada pela organização do Web Summit a participar do Mentor Hours, um programa de encontros e mentoria para startups do mundo inteiro. 

“A cidade de São Paulo reúne uma série de atributos que a tornam o destino ideal para iniciativas e negócios inovadores. Por isso, a participação em eventos como o Web Summit Lisboa é de extrema importância para divulgarmos as ações e políticas públicas que são desenvolvidas em prol do desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação na região. Para a SP Negócios, também é uma oportunidade de prospectar investidores e participarmos de programas como o Mentor Hours”, afirma Michael Sotelo Cerqueira, Diretor de Investimentos da SP Negócios.

Para a Ade Sampa, participar do Web Summit é uma ação importante para conectar startups de seus programas de aceleração e pequenos negócios a empresários de todo o mundo. A agência leva para Lisboa nove empresas aceleradas: cinco delas passaram pelo Vai Tec, que apoia o desenvolvimento de negócios inovadores e de base tecnológica nas periferias de São Paulo, e outras quatro participaram do Green Sampa, que oferta aceleração e residência para empresas de tecnologia verde. Os programas são iniciativas da Prefeitura de São Paulo, por meio da Ade Sampa, entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

"A Ade Sampa tem o compromisso de impulsionar o sucesso dos negócios acelerados pelos nossos programas. Acreditamos firmemente que oferecer a essas empresas e startups a oportunidade de participação em eventos é uma estratégia que possibilita que elas estabeleçam conexões valiosas com o mercado internacional. Essas ações não apenas promovem a formação de networking, mas geram novas oportunidades e tornam essas empresas mais competitivas para ingressar no cenário global dos negócios”, afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Web Summit Lisboa

Data: 13/11 a 16/11/2023

Local: Altice Arena & FIL, Lisboa

Site: websummit.com  

Sobre a InvestSP

A InvestSP é a Agência de Promoção de Investimentos do Estado de São Paulo, comprometida em impulsionar o crescimento econômico da região facilitando investimentos, aumentando as oportunidades de exportação, promovendo a inovação empresarial e proporcionando um ambiente favorável aos negócios. Com uma ampla gama de serviços, a agência atua como um balcão único para a realização de negócios em São Paulo.

Além disso, por meio de seus escritórios internacionais localizados estrategicamente em Dubai (Emirates), Munique (Europa), Nova York (América do Norte) e Xangai (China), a agência busca atrair investimentos internacionais, apoiar a internacionalização de empresas e impulsionar as exportações.

Sobre a SP Negócios

A SP Negócios é a Agência de Promoção de Investimentos e Exportações da cidade de São Paulo, criada como serviço social autônomo em 2017 para atuar junto à Prefeitura de São Paulo na melhoria do ambiente de negócios e atração de investimento, visando o desenvolvimento econômico da cidade. Sua missão é contribuir para a competitividade e sustentabilidade dos negócios do município por meio da promoção e apoio às oportunidades de investimentos, inovação e exportações.

Para isso, a empresa realiza prospecção de investidores para setores prioritários e estratégicos da cidade e atende empresas de diferentes portes e segmentos, incluindo startups. Ela também oferece informações qualificadas, além de capacitação para companhias que desejam exportar produtos e soluções para fora do país.

Sobre a ADE SAMPA

A Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) é uma entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e tem o objetivo de fortalecer e apoiar os micro e pequenos empreendedores que possuem ou querem abrir um negócio nas periferias da cidade de São Paulo.

A agência realiza programas de aceleração de negócios e residência, conta com atendimento personalizado para o microempreendedor, oferece cursos e treinamentos gratuitos sobre empreendedorismo para a estruturação e gestão de negócios e conta também com os Teias, espaços de trabalhos gratuitos espalhados pela cidade de São Paulo, com toda a infraestrutura necessária e conteúdo sobre o universo empreendedor.

Além disso, a Ade Sampa também conta com o Sampa Cast, sala de podcast e videocast com toda a infraestrutura de gravação para conteúdos de áudio e vídeo, equipamentos profissionais e equipe técnica qualificada que auxilia os empreendedores paulistanos na produção dos conteúdos. A entidade lançou, ainda, o Gestão Sampa, um sistema gratuito que auxilia na administração de toda a empresa, de forma gratuita e totalmente digital.