10/04/13 11h32

São Paulo lidera ranking do FDI de cidades latino-americanas do futuro

Município também ocupa segundo lugar na lista que analisa todo o continente americano; Instituto ressalta crescimento no volume de investimentos diretos

O FDI Intelligence, setor de inteligência do Financial Times, elegeu São Paulo como a Cidade Latino-americana do Futuro de 2013 e 2014, de acordo com o relatório “American Cities of the Future”, divulgado pela instituição britânica nesta segunda-feira, 9 de abril. O relatório também traz São Paulo em segundo lugar no ranking que analisa o continente americano como um todo, deixando o município atrás apenas de Nova Iorque.

De acordo com o estudo, realizado a cada dois anos, é a primeira vez que a cidade entra na lista dos dez primeiros colocados.  Ele indica que, apesar da queda nos investimentos diretos no Brasil, na cidade de São Paulo esse volume cresceu 4% em 2012.

“Os investimentos estrangeiros cresceram não só na capital, mas em todo o Estado. Na comparação entre 2012 e 2011, o número de empreendimentos anunciados com o apoio da Investe São Paulo cresceu 75%, totalizando um volume de R$ 5,05 bilhões e a geração de 19,8 mil novos empregos”, destaca o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

A capital paulista também foi descrita como peça chave na arena global de investimentos estrangeiros, alcançando a sexta posição no ranking mundial de 2012 e tendo atraído 1,19% do total mundial de IED (Investimentos Estrangeiros Diretos) nesse ano.

Combinados, os investimentos estrangeiros ao Rio de Janeiro e São Paulo representam 16% do investido em toda a América Latina. O relatório diz que “por conta dos grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil, o Governo Federal promete que esse será um ano marcante para o desenvolvimento da infraestrutura do País”. E esse desenvolvimento será fundamental para que as cidades brasileiras atraiam mais investimentos estrangeiros.

Sobre a pesquisa
O FDI Intelligence é um braço de pesquisas estatísticas do Financial Times, focado no estudo de Investimentos Estrangeiros Diretos – IEDs, ou FDI em inglês. As Cidades Americanas do Futuro são escolhidas por um painel de seis juízes, levando em conta pesquisas de mercado, PIB, PIB per capta, custo de vida, população e outros dados levantados pela instituição. Nessa última pesquisa, foram coletadas informações de 422 cidades para rankings em cinco categorias: potencial econômico, recursos humanos, custo-benefício e ambiente favorável para negócios. Confira a íntegra do artigo em http://www.fdiintelligence.com/Locations/Americas/American-Cities-of-the-Future-2013-14.

Confira os rankings do estudo em que São Paulo teve destaque:

Top 10 cidades latino-americanas do futuro 2013/2014
1 – São Paulo (Brasil)
2 – Santiago (Chile)
3 – Rio de Janeiro (Brasil)
4 - Buenos Aires (Argentina)
5 – Bogotá (Colômbia)
6 – Monte Rei (México)
7 – São José (Costa Rica)
8 – Cidade do México (México)
9 – Cidade do Panamá (Panamá)
10 – Montevidéu (Uruguai)

Top 10 cidades americanas do futuro 2013/2014
1 – Nova Iorque (EUA)
2 – São Paulo (Brasil)
3 – Toronto (Canadá)
4 – Montreau (Canadá)
5 – Houston (EUA)
6 – Atlanta (EUA)
7 – São Francisco (EUA)
8 – Chicago (EUA)
9 – Miami (EUA)
10 – Santiago (Chile)

Top 10 metrópoles do futuro 2013/2014 para potencial econômico
1 – São Paulo (Brasil)
2 – Nova Iorque (Brasil)
3 – São Francisco (EUA)
4 – Toronto (Canadá)
5 – Houston (EUA)
6 – Boston (EUA)
7 – Atlanta (EUA)
8 – Miami (EUA)
9 – Rio de Janeiro (Brasil)
10- Bogotá  (Colômbia)