30/11/17 11h26

Sebrae impulsiona pequenos negócios em Guarulhos

Valor Econômico

Considerado o maior complexo aeroportuário da América Latina, o GRU Airport - Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, é o principal polo de distribuição de voos do país com 49 destinos internacionais e 46 domésticos atendidos por 41 empresas aéreas. Este ano, entre janeiro e setembro, passaram por ali 27,8 milhões de passageiros. O aeroporto também é responsável por mais de 40% das exportações e importações por via aérea no país.

É essa importância que sustenta o projeto Decolando com Guarulhos, uma parceria entre o GRU Airport e o Sebrae-SP criada em 2013 para fortalecer pequenos negócios do entorno e promover desenvolvimento regional. Este ano, 60 pequenos empreendedores concluíram o programa de capacitação em gestão. Em 2016, foram 58. No atendimento às demandas relacionadas ao complexo, destacam-se pequenas empresas de serviços de hotelaria, alimentação, transportes, lojas de roupas, calçados, malas e artesanatos.

O Sebrae deu suporte a empresas formais, ajudou na regularização de negócios informais e prestou assessoria na formatação de novos empreendimentos. "Ajudamos as pequenas empresas a se tornarem mais competitivas e a fazerem divulgação eficiente para atraírem potenciais clientes, principalmente nas mídias sociais", explica Marcelo Paranzini, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos.

Cassio de Macedo Pereira, dono da CMP, especializada em serviços de transporte executivo, traslados e city tour, foi um dos participantes. Após 20 anos como motorista de executivos de multinacionais, fundou a empresa no município em 2016, em plena crise econômica. "Enxerguei essa oportunidade no mercado", diz Pereira. Hoje, a CMP trabalha com uma frota de 10 veículos. "Cerca de 90% dos serviços são relacionados à movimentação no aeroporto de Guarulhos, assim como Congonhas e Viracopos", afirma. A demanda corporativa cai 30% no período de férias, mas o traslado de viajantes a lazer ou de pessoas que fazem city tours aumenta na mesma proporção. O empresário recorreu ao Sebrae em função da expansão da clientela. "Precisei de auxílio para organizar o fluxo de caixa e atualizar meu sistema de logística, que conjuga a gestão do orçamento", afirma.

Dono do restaurante Shoyo Shoyo, nas proximidades do aeroporto, Leandro Almeida dos Santos também participou do programa. O empresário iniciou o negócio em casa, preparando e vendendo yakissobas, mas há pouco mais de quatro anos abriu o restaurante e passou a oferecer pratos da culinária chinesa e japonesa. Ele manteve o serviço de entregas expressas na região.

"Cerca de 60% dos nossos clientes são funcionários do aeroporto que moram no entorno e costumam usar vale-refeição", afirma. Com o curso, aprimorou a dinâmica e melhorou o resultado do negócio. "Aprendi a gerenciar o caixa e separei as contas da empresa das finanças pessoais", diz. "Desde que fiz o curso, as vendas aumentaram 15%", acrescenta. O Shoyo Shoyo fatura R$ 140 mil por mês.

A startup É Mais Entregas também buscou apoio do Sebrae para fazer seu planejamento financeiro. Aberta há cerca de um ano, a plataforma de entregas por motoboys oferece monitoramento em tempo real do transporte dos documentos, pequenas cargas e encomendas. Os usuários da ferramenta também têm acesso a protocolos digitais com visto do recebedor. O serviço pode ser acessado por aplicativo ou site da empresa. "Guarulhos é uma cidade industrial com grande potencial para esse tipo de serviço", afirma Andréia Malheiros dos Santos, uma das sócias da startup, que está se preparando para desenvolver parcerias comerciais com empresas que atuam dentro do aeroporto.