25/02/14 15h16

Senai-SP terá dois empreendimentos com investimentos de R$ 100 milhões

Fiesp

Nesta terça-feira (25/02) serão apresentados os projetos de dois novos espaços do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP) dentro o Parque Tecnológico de São José dos Campos:  o Centro Senai de Tecnologias Aeronáuticas e o Instituto Senai de Inovação em Defesa.

Juntos, os dois empreendimentos terão mais de 22 mil metros quadrados de área construída e representarão investimentos de mais de R$ 100 milhões.

A solenidade de apresentação dos projetos terá a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Senai-SP, Paulo Skaf. Na ocasião será exposta ao público a primeira Escola Móvel de Aviônicos do Brasil. Projetada com tecnologia de ponta, essa unidade móvel do Senai-SP oferecerá capacitação profissional e cursos para os segmentos de manutenção e fabricação, contemplando toda a eletrônica embarcada presente em aeronaves, como sistema de navegação, comunicação e controle de voo.

Os investimentos em inovação e tecnologia aeronáutica justificam-se. O Brasil é responsável pela segunda frota de aeronaves do mundo, somando quase 20 mil aviões – universo que abriga equipamentos de grande porte, helicópteros, aviões agrícolas e experimentais. Atualmente, operam no país 50 empresas aéreas estrangeiras e 173 de táxi aéreo.

Centro Senai de Tecnologias Aeronáuticas
A unidade será a primeira estrutura de capacitação em aviação de classe mundial na América Latina.

Dotado de mais de 20 mil metros quadrados de área construída, contemplará tecnologias emergentes, incluindo laboratórios para áreas como novos materiais, com ênfase em compósitos, biocombustíveis, novas tecnologias para união de materiais, prototipadoras para materiais metálicos e não-metálicos.

O espaço também abrigará 13 laboratórios voltados para a área de eletrônica embarcada em aeronaves (como sistemas de comunicação, navegação e detecção), uma câmara para acionamento e testes de motores a reação, câmaras para desenvolvimento de projetos virtuais e em realidade aumentada (Cave), laboratórios de metrologia, idiomas e modernos equipamentos de usinagem.

Quando em pleno funcionamento, terá capacidade de atender mais de 5 mil alunos anualmente, sendo 752 em cursos de longa duração. O Centro possuirá cursos de aprendizagem industrial, cursos técnicos e tecnológicos, além de qualificar profissionais já em atividade no parque industrial da região.

Instituto Senai de Inovação em Defesa
O Instituto reunirá quatro grandes laboratórios, além de estruturas de apoio com mais de 2 mil metros quadrados.

As tecnologias instaladas contemplarão as áreas de compatibilidade eletromagnética, que terá uma câmara anecoica capaz de suportar os rigorosos padrões de testes do setor de defesa.

Também abrigará um laboratório de pesquisa em materiais compósitos, com ênfase no desenvolvimento e investigação de propriedades específicas; um laboratório para o desenvolvimento de sensores, com ênfase no desenvolvimento de sensores inerciais e infravermelhos; e um laboratório de realidade virtual para o desenvolvimento de projetos virtuais, incluindo estudos ergonômicos aplicados.

Escola Móvel de Aviônicos
Inaugurada em agosto de 2013, a Escola Móvel de Aviônicos do Senai-SP é a primeira escola desse tipo no Brasil. Com tecnologia de ponta, a unidade móvel foi projetada para oferecer capacitação profissional e cursos para os segmentos de manutenção e fabricação, contemplando toda a eletrônica embarcada presente em aeronaves, como sistema de navegação, comunicação e controle de voo.

Os programas terão como foco a formação inicial e continuada com carga horária variável de 40 a 200 horas. Os cursos abrangerão sistemas de radiocomunicação, instrumentos e sistemas aviônicos, painéis de instrumentos, sensores analógicos e digitais, mecanismos de pressão diferencial e confecção de cablagens.

O objetivo é disponibilizar a escola móvel para todo o estado de São Paulo e atender a demanda por formação de mão de obra especializada para o setor. O Senai-SP também está construindo outras três unidades móveis para atender o segmento:  a de Célula (partes externas), a de Motores (turbinas) e a de Compósitos.