18/04/18 11h52

Setor de calçados pode avançar mais de 6% no ano e atingir até R$ 23 bilhões

Valor Econômico

Os fabricantes de calçados vão apresentar uma expansão de 4,5% a 6,6% no faturamento em 2018 em comparação com o ano passado, atingindo um valor entre R$ 22,62 bilhões e R$ 23,08 bilhões. Em 2017, a receita do setor cresceu 4,6%, para R$ 21,65 bilhões. Os dados fazem parte do relatório setorial elaborado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que será divulgado hoje e foi antecipado pelo Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.

O relatório é feito com base em dados fornecidos por 1.540 empresas, que representam em torno de 70% da produção nacional.

De acordo com o relatório, a produção de calçados no Brasil terá um incremento entre 0,4% e 3,5% em 2018, podendo chegar a um número entre 912,5 milhões e 940,7 milhões de pares. No ano passado, a produção de calçados teve incremento de 1,1%, somando 908,9 milhões de pares.

"O desempenho informado pelas indústrias veio em linha com o esperado, com um crescimento pequeno em todas as áreas.

O uso da capacidade instalada aumentou, mas ainda está abaixo da média histórica para o setor, de 81%", afirmou Heitor Klein, presidente executivo da Abicalçados. O nível de utilização da capacidade chegou a 75% em 2017, ante 72,1% no ano anterior.

Em relação ao material predominante, cresceu o uso do plástico e da borracha, que representaram 49,8% da produção de calçados em 2017, ante 46,9% no ano anterior. A participação do couro caiu de 20,2% para 19,6%. O laminado sintético passou de 27,8% em 2016 para 25,2% no ano passado.

Os chinelos representaram 45,4% da produção em 2017, ante 45,7% no ano anterior. Os calçados casuais e sociais representaram 40,3% da produção, ante 40,8% em 2016. Os calçados esportivos responderam por 10% da produção, ante 9,4% um ano antes. Os calçados de segurança ficaram praticamente estáveis, com 3,8% da produção. Os calçados ortopédicos também mantiveram a participação estável, em 0,5% do total.

Em relação ao consumo, o mercado interno apresentou um incremento de 1,2% em 2017, para 805,5 milhões de pares. Já as exportações avançaram 3,2%, para 127 milhões de pares. Os principais destinos foram Estados Unidos, Argentina, França e Bolívia.

O executivo voltou a afirmar que o desempenho no mercado interno está irregular neste início de ano. A tendência é de um crescimento pequeno no ano fechado de 2018.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de calçados cresceu 1% no primeiro bimestre do ano. O varejo de vestuário, tecidos e calçados, por sua vez, encolheu 2,6% no mesmo intervalo. As exportações no primeiro trimestre recuaram 2,7% em volume, para 30,47 milhões de pares, e 3,4% em valor, para US$ 250,1 milhões, segundo informações do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.