01/12/21 13h29

SIMA apresenta plano de ação climática e debate financiamentos verdes com embaixada da Noruega

Destaque especial foi dado ao programa Refloresta SP, que prevê a restauração de 1,5 milhão de hectares em vegetação nativa até 2050

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo

O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, reuniu-se, nesta segunda-feira (29 de novembro), com o embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud. Penido apresentou ao emissário o Plano de Ação Climática do Estado (Net Zero 2050) e debateu sobre possíveis financiamentos para projetos sustentáveis em território paulista. O encontro foi realizado na sede da Secretaria, em São Paulo. 

No decorrer do encontro, Penido forneceu detalhes das ações já em curso e as pretendidas por SP para reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) nas próximas décadas, responsáveis pelas alterações no clima do planeta e pelo desencadeamento do aumento de desastres naturais. 

Destaque especial foi dado ao programa Refloresta SP, que prevê a restauração de 1,5 milhão de hectares em vegetação nativa até 2050, e também ao anseio de descarbonizar a frota de veículos no estado, como carros de passeio, ônibus e trens metropolitanos, ambos previstos no PAC. 

Concomitantemente, o embaixador compartilhou algumas experiências norueguesas. No país europeu, mais da metade dos veículos são alimentados por energia elétrica. 

“O Estado de São Paulo, por meio da nossa Secretaria, está aberto e interessado em fazer parcerias com a Noruega de modo a fomentar o uso de tecnologias ambientalmente sustentáveis. Essa troca, eu tenho certeza, poderá ser de grande valia para ambos, que, mais do que tudo, estão interessados em um único objetivo, o bem do planeta”, destacou o secretário. 

No decorrer da reunião, o embaixador forneceu uma cartilha ao secretário, onde estão exemplificados investimentos noruegueses pelo estado e em outras partes do país. 

O emissário, que observou ser a sua primeira vez em São Paulo, destacou estar entusiasmado com a possibilidade da Noruega colaborar com o Governo paulista. “Estou impressionado com os trabalhos de São Paulo e queremos muito fazer parcerias para fomentar inovações tecnológicas por aqui”, resumiu. 

Autoridades presentes 

Também participaram da agenda o secretário-executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro; o subsecretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Trani; o subsecretário de Infraestrutura, Cassiano Ávila; e o subsecretário de Relações Internacionais, Andrey Brito. 

Do lado da Embaixada também estiveram no encontro o enviado especial de Clima e Floresta, Mads Lie; a primeira-secretária, Tonje Sodal; e a cônsul-geral da Noruega no Rio de Janeiro, Marianne Fosland. 

Além deles, participaram da reunião o diretor da empresa Innovation Norway Brasil, Håkon Ward; o gerente de Projetos para Energia Renovável e Cidades Inteligentes da Innovation Norway, Bruno Leiniö, além do fundador e CEO da Emerald Geomodelling, Andi Pfaffhuber, o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Emerald Geomodelling, Ronny Liverød, e o diretor de Desenvolvimento de Negócios da América Latina da Emerald Geomodelling, André Araújo. 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/11/sima-apresenta-plano-de-acao-climatica-e-debate-financiamentos-verdes-com-embaixada-da-noruega/