04/01/16 14h17

Sorocaba é a 15ª cidade para empreender no País

Jornal Cruzeiro do Sul - Sorocaba

O sucesso de um negócio não depende apenas das habilidades do empreendedor, mas também das condições que ele encontra para empreender em seu município. E Sorocaba apresenta um cenário mais favorável do que capitais como Natal, Salvador e Cuiabá, porém ainda tem muito à melhorar para facilitar a atividade empreendedora. O quadro foi apresentado no estudo Índice de Cidades Empreendedoras (ICE 2015), divulgado pelo Instituto Empreender Endeavor, que coloca Sorocaba como a 15ª melhor cidade para empreender no Brasil. Confira o ranking completo no quadro.

Foram analisadas 32 cidades, por meio de 56 indicadores, divididos em sete pilares: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. As principais fontes de dados utilizadas foram bases públicas, cuja publicação pode acontecer com dois ou até três anos de defasagem, como o Produto Interno Bruto municipal, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o gerente do escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Alexander Terra, a colocação da cidade deve ser comemorada. “É uma posição de destaque. Em alguns quesitos, Sorocaba ficou bem colocada”, opina.