11/02/16 13h52

Sorocaba ganha comunidade de Startups e entra para o mapa de inovação mundial

Exame

Apontada recentemente como uma das cidade mais empreendedoras do País, segundo pesquisa recente divulgada pela Endeavor, Sorocaba também passa a ter destaque no cenário nacional de startups e ganha comunidade dedicada às startups.

Não é de hoje que a cidade de Sorocaba têm vocação tecnológica, no entanto, esse importante reconhecimento parece agora ter despontado para o Brasil e o mundo.

Já não são raros os exemplos de inovação criadas e desenvolvidas por startups de Sorocaba e região e com o intuito identificar e de dar suporte a essas empresas nasceu há quase dois anos o Startup Sorocaba.

"Iniciamos o projeto mapeando as startups locais, já que tínhamos dificuldade de saber saber o que essas empresas faziam e quem eram os empreendedores por trás dessas ideias. Aos poucos fomos conhecendo e aproximando as pessoas e hoje podemos dizer que demos importantes passos para a criação e fortalecimento do ecossistema", relata Danielle Vieira idealizadora do projeto.

Eleita como uma das dez iniciativas que mais contribuíram para o ecossistema brasileiro em 2014, em uma votação realizada pelo Startupi, o Startup Sorocaba também entrou para a rota da inovação mundial tendo recebido projetos nacionais e internacionais de incentivo ao empreendedorismo e tecnologia como o Technovation Challenge (maior competição de tecnologia para mulheres de 10-18 anos, do mundo), Startup Weekend programa de incentivo para desenvolvimento de novos negócios e o Acelera Startup, competição promovida pelo CIESP/FIESP.

Mas, qual é a real importância de uma comunidade de startups para uma cidade ou região?

"É importante por disseminar a cultura empreendedora, incentivando conexões e negócios inovadores, o que traz benefícios para a sociedade local com desenvolvimento da economia e ofertas de trabalho. Atualmente, o Startup Sorocaba é representativo porque consegue atingir e influenciar pessoas fora do nosso círculo de influência, tornando-as parte da comunidade que vem crescendo consideravelmente nos últimos meses. Além disso, o Startup Sorocaba serve como exemplo para comunidades iniciantes por todo o Brasil, mostrando que a união das pessoas pode fazer a diferença, mesmo sem ajuda financeira e do governo", reforça Nathalia Novaes co-fundadora do projeto e CEO da Rabiquedo, uma startup sorocabana.

Perguntadas sobre os planos para o futuro Danielle e Nathalia responderam que agora se sentem ainda mais motivadas e preparadas para desafios ainda maiores "o Startup Sorocaba é hoje um movimento e como todo movimento deve deixar um legado. Esse é apenas o começo. Queremos que quando falarem de cultura de startups e ecossistema inovador, Sorocaba seja um dos primeiros nomes a ser lembrado. Ainda ouviremos falar muito sobre o Sorocaba Valley".

Os encontros de empreendedores ocorrem a cada três meses e são gratuitos. Para participar basta ficar ligado na agenda de eventos no site: www.startupsorocaba.com.br, ou na página no facebook: www.facebook.com/startupsorocaba.
Website: http://www.startupsorocaba.com