24/05/16 14h33

Startup francesa treinará empreendedores brasileiros em programação

Canaltech

Empreendedores brasileiros em busca de treinamento em programação logo terão uma nova alternativa no país com a chegada da startup francesa Le Wagon, que se prepara para lançar seu programa de treinamento intensivo em São Paulo a partir de julho, já com planos de expansão por aqui.

Apesar de estar desembarcando em seu primeiro mercado do lado de cá do Atlântico só agora, a Le Wagon já está na estrada desde 2013, quando foi fundada em Paris com a ideia de ser uma "aceleradora de produtos". Aos poucos, a empresa ganhou espaço no continente europeu revivendo um conceito que, até então, era popular quase que unicamente nos Estados Unidos - os chamados bootcamps, ou cursos intensivos de curta duração para quem deseja mergulhar no aprendizado de programação.

Hoje, a Le Wagon já atua em oito países, 12 cidades e tem mais de 500 "alunos" formados, tudo através de uma plataforma digital proprietária e de encontros diários, que incluem exposição de professores, exercício de programação de front e back-end, banco de dados, noções de gerenciamento de projetos e - é claro - muito networking.

"A pessoa aprende fazendo. A ideia é reproduzir o ambiente que empreendedores encontram no dia-a-dia, para o aluno resolver os problemas por contra própria", explica o empreendedor e um dos sócios responsáveis por trazer a Le Wagon para o Brasil, Fernando Americano. "Não é uma escola de código, o que a gente ensina é criar um produto de cabo a rabo".

De acordo com o executivo, a chegada da startup por aqui está diretamente relacionada ao fato de que, apesar de ativo e dinâmico, o ecossistema nacional de empreendedorismo ainda fica para trás quando o assunto é desenvolvimento de tecnologia, o que prejudica a qualidade final de projetos criados por aqui em comparação com outras regiões do mundo.

"Quem acompanha o mundo das startups vê que é muito pobre o lado tecnológico", avalia Americano. "Nós temos uma cena muito forte de empreendedorismo, temos traços culturais fortes, mas a gente tem pouca capacidade de gerar tecnologia".

Além de São Paulo, onde a primeira turma começa em julho, com encontros que serão feitos no espaço de coworking Plug, no Brooklin, a Le Wagon já tem planos para formar uma turma também em Belo Horizonte ainda neste ano e, no primeiro trimestre de 2017, inaugurar a operação no Rio de Janeiro. Por aqui, o valor do curso será de R$ 14.900,00.