13/11/23 14h20

Startup paulista vai fornecer insumos para indústrias de cerveja e etanol e reduzir a dependência de matéria-prima importada

Implantado com apoio do Governo do Estado, laboratório em Ribeirão Preto deve produzir leveduras de baixo custo e exclusivas

InvestSP

Reduzir a dependência que a indústria brasileira de cerveja tem de insumos importados. É com esse objetivo que a Biosab Leveduras, startup de biotecnologia localizada em Ribeirão Preto, no interior paulista, anunciou a implantação de seu primeiro laboratório para desenvolvimento e fabricação de leveduras, insumos usados na fermentação de bebidas alcoólicas e do etanol.

As leveduras são um dos principais ingredientes da indústria cervejeira, já que influenciam diretamente o sabor, a aparência e o aroma da bebida. Atualmente, a maior parte dessa substância usada pela indústria nacional vem de outros países. Inicialmente, a Biosab produzirá em pequenas quantidades, além de fornecer matrizes para as indústrias, mas a ideia é expandir a estrutura no futuro.

"Nosso objetivo é democratizar o acesso à matéria-prima no Brasil, com redução de custos e aumento da competitividade da indústria nacional de bebidas e etanol. Além de oferecer leveduras de baixo custo, nutritivas e exclusivas, que permitam a produção de cervejas diferenciadas e de maior valor agregado", diz uma das fundadoras da Biosab Leveduras, Sabrina Ciane.

O projeto do laboratório contou com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) em duas frentes: a InvestSP, agência de promoção de investimentos, assessorou a empresa no processo de licenciamento ambiental, enquanto a Desenvolve SP, agência de apoio ao empreendedor, auxiliou na busca do financiamento. O laboratório, que acaba de ser inaugurado, fica dentro do Supera Parque, espaço de inovação e tecnologia gerido por SDE, Universidade de São Paulo (USP) e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

"É mais um projeto que traz inovação para o Estado e está alinhado à missão da InvestSP de aumentar a competitividade das empresas paulistas, além de fortalecer a cadeia produtiva do etanol, algo fundamental na nossa estratégia de garantir uma matriz energética cada vez mais limpa e sustentável em São Paulo", diz o diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, Thiago Camargo.

A empresa tem localização estratégica, uma vez que a região é referência nos dois setores que são focos de atuação da empresa. Ribeirão Preto aparece como a 10ª cidade brasileira com mais cervejarias: são 17, indica a última edição do Anuário da Cerveja, do Ministério da Agricultura e Pecuária. Sem falar que a região está entre as que mais produzem cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, que responde sozinho por metade da indústria nacional.