22/08/16 16h59

Startups vencedoras do Pitch Gov SP farão projetos de tecnologia em 10 Etecs

Acordo assinado prevê implantação de soluções digitais pelos vencedores do desafio de tecnologia

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, assinou na quinta-feira, 18 de agosto, convênio com duas startups vencedoras do Pitch Gov SP, competição promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). O concurso selecionou propostas inovadoras para soluções de desafios da administração pública. Para Laganá, o convênio auxiliará no surgimento de novas startups.

“Além dos ganhos práticos com os resultados dos projetos, a experiência será uma oportunidade para os alunos interagirem com profissionais e empreendedores do meio tecnológico, o que irá auxiliar no aprendizado e servir de inspiração para o surgimento de novas startups”, afirma. As duas empresas foram classificadas para desenvolver seus projetos em 10 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). A iniciativa tem como objetivo trazer visibilidade para as startups e seu potencial de inovação e aplicabilidade, sem custos para o Estado.

Eficiência energética

Uma das startups vencedoras do desafio é a DEV Tecnologia, que faz parte da incubadora do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) da Universidade de São Paulo (USP). A empresa implantará um sistema informatizado de gestão do consumo de energia na Etec Santa Ifigênia, na Capital. Serão aplicados dispositivos de automação, como sensores de presença, temporizadores e iluminação LED em sala de aula, corredor e banheiro. Após 30 dias, será apresentado um relatório comparativo com a avaliação do desempenho da proposta.

Comunicador escolar

A outra iniciativa é um aplicativo para integrar alunos, pais, direção e professores de nove Etecs da região de Campinas. O projeto ClassApp pretende facilitar a comunicação de estudantes e educadores para tirar dúvidas sobre conteúdos, avisar sobre faltas e compartilhar informações em geral. Participarão as escolas: Etec Prefeito Alberto Feres, de Araras; Etec Trajano Camargo, de Limeira; Etec Euro Albino de Souza, de Mogi Guaçu; Etec Pedro Ferreira Alves, de Mogi Mirim; Etec de Nova Odessa; Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa e Etec Dep. Ary de Camargo Pedroso, de Piracicaba; Etec Prof. Armando Bayeux da Silva, de Rio Claro e Etec Prof. Dr. José Dagnoni, de Santa Bárbara D’Oeste.