18/03/24 13h54

Supermercados registraram alta no consumo no bimestre

Vendas com vale-alimentação cresceram mais de 10% no período; e 47% dos brasileiros realizaram compras de supermercado pela internet

Monitor Mercantil

No primeiro bimestre de 2024, supermercados e restaurantes registraram aumento no números de vendas, segundo a pesquisa Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com a Alelo. O Índice de Consumo em Supermercados (ICS) registrou o maior número de vendas (10,9%) e valor transacionado (15%) em janeiro e fevereiro deste ano. Para os restaurantes, o Índice de Consumo em Restaurantes (ICR) mostra que o número de transações cresceu 0,5%. Analisando o desempenho entre os períodos em 2022 e 2023, o valor médio por transação aumentou 7,1%.

Nos últimos 12 meses, os supermercados registraram expansão do número de vendas (9,6%) e valor transacionado (16%), tendo valor médio por transação com o aumento de 5,9%. Por outro lado, bares e restaurantes mostram contraste de dados, com queda no número de transações com benefício refeição (2,3%) e o aumento no valor transacionado (4%).

O consumo em supermercados (com o vale-alimentação) também teve alta no mês de fevereiro. Segundo o ICR, o número de transações tiveram aumento de 1,5% e 3,1% no valor transacionado. Os restaurantes também foram impactados e fecharam o mês com dados positivos no número de transação (1,4%) e valor transacionado (2,6%).

Observando o desempenho de consumo em restaurantes, o número de transações também cresceu, embora menos que supermercados (1,7%), assim como o valor transacionado (9,5%). O valor médio por transação, por outro lado, cresceu mais entre restaurantes (7,6%) em relação aos supermercados.

Ainda segundo o estudo, entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024, foram feitas em média 664 transações por minuto no vale-alimentação, com picos no sábado e no domingo, entre 9h e 12h. Entre os usuários do benefício refeição, a média é de 400 transações por minuto, com picos na terça-feira e quarta-feira, entre 12h e 15h. O dia da semana com mais transações é na sexta-feira.

Já pesquisa sobre os hábitos de compra dos brasileiros em supermercados realizada pela Neogrid, em parceria com o Opinion Box, empresa referência em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente, mostra que 47% dos entrevistados optam por adquirir bens de consumo no varejo digital, enquanto 52% preferem se deslocar até as lojas físicas.

Cerca de 25% dos respondentes afirmam realizar compras de supermercado no varejo digital com frequência diária (5%) ou semanal (18%), sendo a periodicidade mensal (41%) a mais mencionada. Quando questionados sobre os motivos que os levam a fazer compras de bens de consumo pela internet, o preço e a conveniência surgem como os principais fatores apontados.

Ao todo, 72% dos consumidores declaram a intenção de aumentar a frequência desse tipo de compra no ambiente online em 2024, enquanto 27% planejam manter o mesmo ritmo do ano passado. Os produtos de bens de consumo ocupam uma posição semelhante aos eletrônicos entre os mais adquiridos no comércio eletrônico, ficando atrás apenas de roupas e acessórios.

 

Fonte: https://monitormercantil.com.br/supermercados-e-restaurantes-registraram-alta-no-consumo-no-bimestre/