12/07/22 11h48

Toyota assina compromisso da ONU Mulheres pela equidade de gênero

Adesão aos WEPs é parte das ações da marca japonesa para promover a diversidade e inclusão no setor automotivo

Automotive Business

Mais uma montadora adere aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês). A Toyota acaba de ser tornar signatária da plataforma da ONU Mulheres, que tem diretrizes para a promoção da equidade entre os gêneros no mundo corporativo. 

Mais de 95 empresas do setor automotivo global estão comprometidas com a iniciativa, sendo 33 empresas no Brasil – metade dessa adesão estimulada pela AB Diversidade, iniciativa da Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria. 

Toyota busca ações de diversidade e inclusão

A assinatura dos WEPs se frevela mais um movimento da Toyota na tentativa de acabar com a desigualdade entre homens e mulheres - ainda presente em grande parte do setor. Desde 2020, a empresa investe em ações, projetos e grupos de afinidade para promover a diversidade e a inclusão em relação à gênero, raça, de pessoas com deficiência e de pessoas LGBTI+. 

As ações internas na Toyota vão além de garantir a igualdade salarial entre os gêneros. Aumentar a participação e a permanência feminina, flexibilização da licença-maternidade e horários de trabalho para ajudar no equilíbrio da vida profissional e pessoal também fazem parte das ações, segundo a própria fabricante. 

Ainda de acordo com a Toyota, um dos resultados dessas ações foi o aumento acima de 1.000% das mulheres na linha de produção da empresa no Brasil. Em 2018, eram apenas 35 colaboradoras e hoje são mais de 400 mulheres que trabalham na fabricação do Corolla Cross, Yaris e Etios (paraexportação) na fábrica de Sorocaba (SP), do Corolla, em Indaiatuba (SP); e na produção de motores, na unidade de Porto Feliz (SP). 

“Agora, como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, fortalecemos ainda mais nossas atividades em torno do tema diversidade e inclusão dentro da Toyota”, diz o diretor de Recursos Humanos e Administração da montadora para a América Latina, Celso Simomura. “Temos como compromisso buscar cada vez mais a participação das mulheres dentro da empresa e fomentar o tema na nossa cadeia de valor.” 

fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/Toyota-principios-empoderamento-onu-mulheres/