16/10/15 14h48

Unesp inaugura novo Centro de Estudos da Educação e da Saúde

Objetivo é desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão

UNESP

Nesta terça-feira, 13 de outubro, a Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, Câmpus de Marília, inaugura o novo prédio do CEES - Centro de Estudos da Educação e da Saúde “Dr. Heraldo Lorena Guida”, Unidade Auxiliar que visa apoio ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para questões relativas à cognição, comunicação, desenvolvimento e educação de indivíduos com necessidades especiais.

A cerimônia de inauguração acontecerá no hall de entrada do novo prédio, com início às 11h, e terá a presença do Reitor da Unesp, Prof. Julio Cezar Durigan; Prof. Roberval Daiton Vieira, chefe de gabinete; Profa. Mariângela Spotti Lopes Fujita, Pró-reitora de Extensão; Prof. José Carlos Miguel, diretor da FFC; do Prof. Marcelo Tavella Navega, vice-diretor; Profa. Ana Cláudia Vieira Cardoso, supervisora do CEES; e autoridades locais. Na ocasião, o Centro também receberá oficialmente o nome do professor Heraldo Lorena Guida, in memorian, uma homenagem ao vice-diretor à época do anúncio da obra e um dos professores que, ao lado de diversos colegas, sempre batalhou pela iniciativa.

Atualmente, o CEES funciona no bairro Cascata, em local distante do câmpus universitário. Este novo prédio, construído em área privilegiada no câmpus da FFC, continuará proporcionando estágio e treinamento necessários para a formação profissional, contribuindo para a especialização e aperfeiçoamento de profissionais, além de prestar serviços diagnósticos e de intervenção à comunidade de Marília e região, agora na Av. Hygino Muzzi Filho nº 737, com melhores acomodações dessas atividades e aproximando ainda mais a pesquisa e a extensão ao ensino de qualidade que a Unesp oferece.

“A inauguração das novas instalações do CEES reveste-se da maior importância em função da perspectiva de melhoria das condições de trabalho e de atendimento à comunidade. Trata-se de um centro cuja abrangência da atuação corporifica um vasto arco de relações simbólicas postas no âmbito da articulação entre teoria e prática, consolidando um perfil de Universidade que lutamos para manter e que se pauta pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária”, avaliou José Carlos Miguel.

Anunciada em 2011, a obra do novo CEES – orçada em mais de R$7 milhões – concretiza o sonho de toda a comunidade acadêmica que trabalhou por mais de 20 anos para que este novo prédio fosse construído. A Unesp de Marília entrega à comunidade uma obra que proporcionará um ambiente mais adequado para a ampliação no número de projetos de pesquisa e atendimentos aos usuários.

“O Centro terá uma estrutura física melhor e ampliada para os atendimentos de usuários da cidade de Marília e região. Além disso, os alunos de terceiro e quarto ano dos cursos, que desenvolvem atividades no Centro supervisionados pelos docentes, terão condições mais adequadas para desenvolverem atividades relacionadas a sua formação profissional e possibilitará, aos alunos de primeiro e segundo ano, contato com as disciplinas práticas pois a partir de agora estaremos no mesmo câmpus”, comentou Ana Cláudia.

No ano de 2014, o Centro realizou 39.970 atendimentos nas áreas de reabilitação de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Foram cadastrados 20 novos projetos de pesquisa e 20 de extensão. Desenvolveram atividades 150 alunos de graduação em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional; seis alunos do aprimoramento profissional, com bolsa Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), nas áreas Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional e 39 alunos de pós-graduação, nível de mestrado e doutorado, em Educação, Fonoaudiologia e Fisioterapia.

Para Marcelo Navega, “com a nova infraestrutura, docentes e discentes terão melhores condições de colocar o conhecimento científico em benefício à sociedade, além de estreitar ainda mais, desde os primeiros anos de curso, o conhecimento teórico com a prática profissional”.

A mudança de todas as atividades realizadas pelo CEES será gradativa. Com um aporte de R$250 mil para compra de novos equipamentos e mobiliário, o uso completo do novo prédio será realizado em etapas ao longo dos próximos meses, sobretudo para que toda a logística não interfira nos procedimentos e atendimentos que já estão sendo realizados.

“A distribuição de laboratórios e salas de atendimentos proporcionarão melhores condições para que as atividades sejam desenvolvidas, com destaque para a Casa de Atividades de Vida Diária, Oficina de Órtese e Piscina para Hidroterapia, que até então não existiam no prédio antigo. Outro aspecto importante será para os cursos de graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia, que terão condições de desenvolverem suas atividades conciliando ensino e pesquisa científica”, completou Navega.

Histórico do CEES

Em 1978, foi criado na Unesp de Marília o Centro de Orientação Educacional (COE) por professores do Departamento de Psicologia da Educação e constituía-se em um órgão de extensão para prestação de serviços à comunidade em atendimento psicopedagógico, social e terapêutico a criança carentes da rede pública de ensino com problemas de aprendizagem.

Com aumento do volume de atendimentos realizados e da sua repercussão na comunidade regional, foi iniciado o processo de sua transformação em Unidade Auxiliar, que se concretizou em 1988. Iniciou-se, a partir de 1992, uma extensa discussão para a revisão dos critérios e procedimentos de atendimento, em vista da função de Unidade Auxiliar.

Ao lado de tantas atividades desenvolvidas no COE, estava em franco desenvolvimento no câmpus um outro conjunto de atividades de extensão, desde 1993, com a criação da Clínica de Fonoaudiologia (CF) para servir de campos de estágio para os alunos daquele curso.

As discussões foram redirecionadas, a partir de 1998, no sentido de organizar e desenvolver uma única Unidade Auxiliar que então eram desenvolvidas no COE e na CF. Assim, em 1999, foi aprovada uma reestruturação e o COE passou a se chamar Centro de Estudos da Educação e da Saúde (CEES).