06/01/16 16h05

Unicamp apoiará municípios da Câmara de comércio exterior de Campinas e Região

Unicamp

A Unicamp e a Câmara de Comércio Exterior de Campinas e Região (CCC&R), entidade criada em 2014 para estimular e facilitar o mercado com cidades de outros países, estabeleceram um amplo convênio de cooperação. O acordo permitirá que a Universidade, por meio de sua Agência de Inovação, colabore com sua expertise na promoção do empreendedorismo e da inovação junto aos 46 municípios que integram a CCC&R.

O convênio foi assinado nesta terça-feira (5) pelo reitor José Tadeu Jorge e pelo presidente da CCC&R, o ex-vereador, jornalista e advogado, Romeu Santini. Estão previstas a realização de eventos, capacitação de pessoal, palestras, workshops e outras modalidades de incentivo ao desenvolvimento do comportamento empreendedor.

“Qualquer tema que envolva comércio exterior atualmente traz o conhecimento como base fundamental. E o conhecimento é a nossa matéria prima aqui na Unicamp. Portanto, esta parceria é relevante no sentido de orientar, debater e discutir ações e estratégias nesta área. A Unicamp apoiará científica e tecnologicamente os municípios que pertencem à Câmara no desenvolvimento de suas atividades de exportação. O objetivo é defender o interesse público da região de Campinas, tornando a cidade e a região uma referência neste cenário internacional”, explicou o reitor José Tadeu Jorge.

O presidente da CCC&R, Romeu Santini, agradeceu a disposição da Universidade em colaborar com a entidade. A CCC&R vêm angariando, segundo ele, municípios não só da Região Metropolitana de Campinas (RMC), mas da chamada grande Campinas, como Sorocaba, Jundiaí, Salto, entre outras.

“Temos que unir e somar forças para fomentar o comércio exterior de Campinas e região. A Unicamp é uma referência internacional e muito importante neste sentido, assim como o Aeroporto Internacional de Viracopos e as 46 cidades que integram até o momento a Câmara”, ressaltou.

Também participaram da celebração do convênio, Milton Mori, diretor executivo da Inova Unicamp; Luis Augusto Barbosa Cortez, vice-reitor executivo de relações internacionais da Unicamp e VP (vice-presidente) de relações internacionais da CCC&R; José Luiz Guazzelli, cônsul honorário da França em Campinas e diretor do Parque Empresarial Techno Park; Márcio Barbado, membro do conselho de administração da CCC&R; Geraldo Affonso Muzzi, ex-embaixador e escritor; e Agostinho Toffoli Tavolaro, VP de Relações Institucionais da CCC&R e diretor da Câmara Americana do Comércio.