31/01/14 15h40

Unicamp é única universidade brasileira em ranking

Universidade Estadual de Campinas aparece em 15º lugar em lista que traz 50 instituições de ensino

Correio Popular – Campinas

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a única universidade brasileira a aparecer no ranking das 50 melhores instituições de ensino superior fundadas há menos de 50 anos. A Unicamp ocupa a 15ª colocação com 50,1 pontos. A universidade subiu 7 pontos em relação ao ranking de 2012, quando aparecia na 22ª posição. Entre as universidades latino-americanas  também aparece no ranking a Universidade Austral, da Argentina, na 36ª posição. Entre outros quesitos, o "QS Top 50 under 50" avalia a produtividade acadêmica e a reputação internacional.

 O ranking das universidades jovens é dominado por escolas da Ásia, Oceania e do Oriente Médio. No topo da lista aparece a Universidade de Hong Kong, com 84,4 pontos, seguida da Universidade Tecnológica de Nanyang (81,1), em Cingapura, e do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (75,8). Entre as 10 primeiras universidades, três são de Hong Kong e duas da Coreia do Sul. A Unicamp vem logo abaixo da Universidade de Tsukuba, no Japão, com 50,6 pontos. Na versão anterior da lista, a Unicamp aparecia na 17ª posição. No ranking de 2012, era a 22ª colocada.

Reputação O ranking determina a posição das universidades de acordo com uma série de indicadores, entre eles a reputação acadêmica, levantada por meio de pesquisa internacional. O quesito compõe 40% da nota. Ele é seguido pela proporção de professores em relação ao número de alunos (20%), pela proporção de citações acadêmicas por professores (20%), pela reputação da universidade no mercado de trabalho (10%) e pela proporção de professores e estudantes estrangeiros (10%).

 De acordo com o coordernador-geral da Unicamp, Alvaro Crósta, a universidade recebe a classificação de forma muito positiva. "Esse ranking que considera as universidades mais jovens é mais representativo para nós do que os rankings gerais, porque ele considera universidades que tem histórias comuns. Esse resultado é muito gratificante. Ele dá um peso grande para a reputação internacional da instituição, quesito que leva 40% da nota, e isso mostra que a Unicamp está sendo vista pelo mundo de forma muito positiva. É uma universidade jovem, porém dinâmica e com produção acadêmica" , afirmou.