02/09/19 13h46

Uso de contêiner na ferrovia de Araraquara deve crescer 30% este ano

Volume transportado também deve aumentar no comparativo com o mesmo período do ano passado, segundo a Brado Logística

A Cidade On - Araraquara

O transporte de cargas com a utilização de contêineres deve crescer 30%, entre 2018 e 2019, em Araraquara. O volume transportado também deve aumentar no comparativo com o mesmo período do ano passado, segundo a Brado, subsidiária da Rumo Logística 

O crescimento segue a tendência dos últimos dois anos, no centro-oeste e o sudeste brasileiro. Em 2018, mais de 6.400 contêineres foram movimentados por ferrovia, entre os terminais de Sumaré (SP), e Rondonópolis (MT), e toda esta carga passou por Araraquara. 

Segundo Rogério Patrus, presidente da Brado, três motivos justificam este crescimento, com custo, logística mais eficiente e a sustentabilidade. "Ao chegar ao terminal ferroviário, um trem formado por 100 vagões é capaz de transportar o mesmo que 144 caminhões bitrem. Com um galão de combustível, o trem roda 374 km enquanto um caminhão percorre apenas 109 km. Além disso, a vida útil de um trem é de aproximadamente 30 anos. A de um caminhão, 10 anos", explica. 

O volume total de cargas transportadas também deve crescer este ano. A Brado estima um volume 25% maior que em 2018, atingindo a marca de 330 mil contêineres no ano. 

O diretor-executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Bruno Batista, o aumento não é uma surpresa, mas reforça a demora para que empresas descobrissem este sistema. "A ferrovia, aos poucos, vem resolvendo seus problemas e conseguindo mostrar suas características, como confiabilidade, rastreamento e segurança, frente às dificuldades crescentes do transporte rodoviário, como, por exemplo, de veículos mais velhos", explica. 

Araraquara

Em Maio de 2018, o terminal de Araraquara iniciou as operações de carregamento de açúcar. Foram 47 mil toneladas transportadas em quase 1700 contêineres. Esta operação, no entanto, não está mais em andamento. 

Em Setembro do mesmo ano, o terminal também começou a carregar celulose. Segundo a empresa Eldorado Brasil Celulose, em quase 12 meses, 160 mil toneladas foram transportadas. Hoje, a celulose é o único produto carregado no terminal. 

Mercado

Para o diretor-executivo da CNT, esta é uma tendência, porém, que depende da retomada do crescimento. "É uma tendência, vai continuar. Mas é difícil fazer uma previsão porque o Brasil ainda está patinando em termos de retomada econômica", justifica. 

Além da carga abastecida no terminal de Araraquara, a Brado também iniciou, entre Rondonópolis e Araraquara, o transporte de grãos. A carga é levada em trens de 45 vagões, com 90 contêineres. A previsão é fechar o ano com 2.600 contêineres transportados, ou seja, aproximadamente 190 mil toneladas de carga.