17/10/22 14h00

Vendas do comércio de Ribeirão Preto sobem 7,19%

Tribuna Ribeirão Preto

Depois da alta de 16% em maio, quando o Brasil come­mora o Dia das Mães, as ven­das no varejo ribeirão-pretano cresceram apenas 1,14% em junho deste ano, em julho o crescimento chegou a 2,5% e em agosto, amparado pelo Dia dos Pais, o comércio de Ribei­rão Preto registrou crescimen­to de 3,75%. Em setembro, po­rém, o avanço chega a 7,19% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Pesquisa

Em relação a agosto deste ano, o cenário é de estabili­dade, mas com queda de 1%. Para o mês de outubro como um todo, a expectativa é de crescimento de vendas entre 7% e 10%, impulsionado pelo Dia das Crianças, celebrado na última quarta-feira (12).

As informações são do le­vantamento realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribei­rão e Região (Sincovarp) – aten­de 43 cidades – e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-RP).

O estudo foi divulgado nes­ta quinta-feira, 13 de outubro. No segundo trimestre do ano, de abril a junho, as vendas ti­veram crescimento médio de 6,36%. No acumulado dos seis primeiros meses de 2022 (de janeiro a junho), o aumento médio ficou em 4,09%. Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV, comenta os números de setembro.

Análise

“Com a queda do índice de desemprego e da inflação, o poder de compra do consu­midor vai se recuperando aos poucos. O pagamento do Au­xílio-Brasil também tem sido importante para fazer a roda da economia girar”, explica Diego Galli Alberto.

Empregos

No último mês de setem­bro, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fe­chadas, no comércio varejista de Ribeirão Preto, teve alta de 3,6% e a tendência é de cres­cimento por causa dos tem­porários que começam a ser contratados para as vendas de Black Friday e Natal.

Índice de Confiança

Sobre a expectativa dos negócios para os próximos três meses de 2022 (no cur­to prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pon­tos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimis­ta”, o Índice de Confiança do Varejo Sincovarp/CDL ficou em 3,8 pontos em setembro (ante 3,4 pontos em agosto), classificado como positivo.

Considerando a mesma es­cala, o Índice de Confiança do Varejo para os próximos doze meses (de longo prazo) fechou setembro em 4,1 pontos, clas­sificado como muito positivo, ante 3,8 de agosto e 4,25 pon­tos no levantamento de julho. “A impressão é de que, para os lojistas, o pior da crise provo­cada pela covid-19 já passou”, diz o pesquisador.

“Nem o cenário contur­bado das eleições impediu o aumento do otimismo para as vendas de fim do ano. Olhan­do pra isso e projetando 2023, a leitura é de que seja qual for o presidente que assumir, este será amplamente fiscalizado em suas ações, na sua forma de administrar os recursos públicos e na política econô­mica que adotar, ou manter, caso o atual presidente seja reeleito”, emenda.

Fonte: https://www.tribunaribeirao.com.br/site/ribeirao-preto-vendas-do-comercio-sobem-719/