26/05/17 15h26

Vice-ministro de Economia de Alemanha e Secretaria de Desenvolvimento de SP vão ampliar parcerias

Uew Beckmeyer e Cláudio Valverde querem ampliar investimentos com apoio da Investe SP

Investe São Paulo

 

As boas relações entre os investidores alemães e o Estado de São Paulo serão intensificadas. É o que ficou claro durante reunião do vice-ministro da Economia e Energia da Alemanha, Uwe Beckmeyer, com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação , Cláudio Valverde e com o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais da Investe São Paulo, Sérgio Costa, na manhã de terça-feira (26/5), na sede da secretaria, em São Paulo.

O vice-ministro estava acompanhado do cônsul-geral da Alemanha em São Paulo, Exel Zeidler; o cônsul para Assuntos Culturais da Alemanha, Sebastian Fuchs e Andreas Facco Bonetti, responsável pela Divisão de Mobilidade de Siemens. Também participaram do encontro Andrey Brito, coordenador de Cooperação Internacional do Governo de SP, além de Alexandre Marx, Gerente de Projetos e Marta Coelho, analista de Projetos, ambos da InvesteSP.

A Alemanha é o quarto maior parceiro comercial do Brasil, sendo que as empresas alemãs representam cerca de 10% do PIB industrial brasileiro. São cerca de 1.300 empresas alemãs no Brasil, com investimentos de 25 bilhões de dólares. No Estado de São Paulo atuam cerca de 900 empresas alemãs que geram direta e indiretamente 250 mil empregos.

O secretário Cláudio Valverde demostrou interesse em ampliar as relações comerciais entre a Alemanha e o Estado de São Paulo, determinando à InvesteSP esforços nesse sentido. O diretor Sérgio Costa ressaltou que há enorme espaço para o incremento de novos negócios, lembrando que a InvesteSP firmou, no dia 15 de julho de 2016, acordo de cooperação com a Investe In Bavaria, sua congênere na Baviera. Estão também em vigor acordos firmados com a Fapesp e a Secretaria de Educação do Estado.