23/01/14 14h46

Viracopos já é sexto aeroporto mais movimentado do País

Volume de passageiros no ano passado superou o do Santos Dumont, no Rio de janeiro

Correio Popular – Campinas

Em cinco anos, o Aeroporto Internacional de Viracopos subiu 13 posições no ranking nacional dos terminais com maior fluxo de passageiros. O aeroporto de Campinas passou de 19º em 2008 para 6º em 2013. O terminal subiu uma posição em relação a 2012 e superou o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. No ano de 2008, a movimentação em Viracopos foi de 1,08 milhão de viajantes e saltou para 9,29 milhões no ano passado. O volume foi quase nove vezes superior.

Reconhecido durante décadas como um aeroporto cargueiro, Viracopos voltou a ser visto com um importante terminal de passageiros a partir da chegada da Azul Linhas Aéreas em dezembro de 2008. A companhia fez de Campinas o centro de distribuição de seus voos no País. O novo impulso no setor de transporte de passageiros levou o aeroporto a ocupar um posto no seleto grupo dos dez aeroportos que mais movimentam viajantes no Brasil.

O balanço do ano passado divulgado recentemente pela Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o terminal, mostrou que foram registrados 127.259 pousos e decolagens no acumulado de janeiro a dezembro de 2013. Atualmente, o aeroporto recebe investimentos para atender a demanda dos setores de cargas e passageiros. De acordo com a concessionária, a primeira etapa de expansão de Viracopos terá a injeção de R$ 2,06 bilhões na construção do novo terminal de passageiros que será inaugurado em maio deste ano. Ao longo dos próximos 30 anos, o volume de recursos vai atingir R$ 9,5 bilhões.

O novo terminal terá capacidade de 14 milhões de passageiros por ano. O primeiro grande teste do equipamento será a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada entre os meses de junho e julho deste ano. As companhias aéreas solicitaram 284 novos voos entre Campinas e o Aeroporto Santos Dumont durante o período da competição. O diretor de Operações da Aeroportos Brasil Viracopos, Marcelo Mota, afirmou que o aeroporto poderá ultrapassar os dez milhões de passageiros em 2014. “Neste ano, vamos inaugurar o novo terminal de passageiros, com capacidade para receber, inicialmente, 14 milhões de passageiros por ano. A estrutura poderá chegar até 22 milhões de passageiros por ano. O terminal terá 145 mil metros quadrados, 28 pontes de embarque e sete posições remotas de aeronave. Também será inaugurado o edifício-garagem com quatro mil vagas”, apontou.

Ele ressaltou que a totalidade de voos durante a Copa do Mundo dependerá ainda do número de voos fretados e das negociações com novas companhias aéreas que poderão começar a operar no terminal de Campinas. “A estimativa é que possa ocorrer um aumento de até 40% do número de passageiros nos meses de junho e julho em função da Copa. A comparação é com o mesmo período de 2013”, disse. Hoje, o aeroporto de Campinas recebe, em média, 400 voos por dia, entre pousos e decolagens, que atendem 70 destinos diretos.

Impacto O diretor de Comunicação e Marca da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Gianfranco Beting, comentou que a infraestrutura de Viracopos melhorou nos últimos anos tanto para passageiros quanto para os trabalhadores. Para ele, agora a expectativa é pela inauguração do novo terminal. “Os investimentos tiveram impacto direto na qualidade dos serviços prestados”, afirmou.