Portos

No Estado de São Paulo está instalado o mais importante porto marítimo da América Latina: o Porto de Santos. Em 2015, o Porto de Santos movimentou US$ 99 bilhões entre importação e exportação, correspondendo 27,3% da corrente de comércio brasileira. Há ainda no Estado o Porto de São Sebastião.

Além dos portos marítimos, encontram-se instalados no Estado os portos fluviais de Panorama e Presidente Epitácio, que têm importância no deslocamento de cargas de grande volume e baixo valor agregado, em sua maior parte soja em grão e derivados. Por meio desses portos, pode ser realizada a conexão dos Estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul com a Hidrovia Tietê-Paraná ou com as redes rodoviária e ferroviária do Estado de São Paulo.


Porto de Santos

As trocas comerciais no Porto de Santos representam uma parcela significativa das exportações agrícolas e industriais brasileiras. Sua área de influência se estende pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, além de países do Mercosul.

Servido por uma malha rodoviária, complementada por ferrovias que permitem a interligação com a Hidrovia Tietê-Paraná, e próximo dos dois principais aeroportos do País (Guarulhos e Viracopos), o Porto de Santos oferece excelentes condições de intermodalidade de transportes.

Com área útil total de 7,8 milhões de metros quadrados (m²), quase 16 quilômetros (km) de cais, 55 terminais marítimos e retroportuários e 65 berços de atracação (51 públicos e 14 privados), o porto conta com armazéns especiais para granéis sólidos, açúcar, soja, farelos, trigo, fertilizantes e sal e tanques para produtos químicos e combustíveis.

O Porto de Santos dispõe ainda de 500.000 m² de armazéns cobertos, 980.000 m² de pátios, 585.000 m³ de tanques, 55 km de dutos e 200 km de linhas férreas internas (ANTAQ – 2015).

Porto de São Sebastião

Localizado no litoral norte do Estado de São Paulo, a 200 km da capital paulista, o Porto de São Sebastião atende, além da Região Metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba, Sorocaba, Campinas, Piracicaba e o Estado de Goiás. Em 2014, o porto movimentou 730 mil toneladas de cargas em seu cais comercial público, com destaque para granéis sólidos como barrilha e sulfato de sódio.

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