Portos

No Estado de São Paulo estão instalados dois dos mais importantes portos marítimos do País: o Porto de Santos e o Porto de São Sebastião. Em 2012, o Porto de Santos movimentou US$ 120 bilhões entre importação e exportação, 25,8% da corrente de comércio brasileira, um crescimento de 1,6% em relação ao ano anterior, segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Existem ainda os portos fluviais de Panorama e Presidente Epitácio, que têm importância no deslocamento de cargas de grande volume e baixo valor agregado, em sua maior parte soja em grão e derivados. Por esses portos, pode ser realizada a conexão dos Estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul com a Hidrovia Tietê-Paraná ou com as redes rodoviária e ferroviária do Estado de São Paulo.

Porto de Santos

Os negócios do Porto de Santos, o maior da América Latina, concentram parte significativa da produção agrícola de exportação e dos polos industriais brasileiros. Sua área de abrangência abarca os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, além de países do Mercosul.

Servido por uma malha rodoviária, complementada por ferrovias que permitem a interligação com a Hidrovia Tietê-Paraná, e próximo dos dois principais aeroportos do País, o Porto de Santos oferece excelentes condições de intermodalidade.

Com área útil total de 7,7 milhões de metros quadrados (m²) – (3,7 milhões de m² na margem direita e 4 milhões m² na margem esquerda), 13 quilômetros (km) de cais e 59 berços de atracação (49 públicos e 10 privados), o porto conta com terminais para grãos, fertilizantes, granéis líquidos, veículos e contêineres, com 550 mil m².

O Porto de Santos dispõe de 55 km de dutos e 100 km de linhas férreas. A variação de maré é de 1,2 metro. Para armazenamento de granéis líquidos, apresenta uma capacidade estática de, aproximadamente, 700 mil m³. Para granéis sólidos, instalações para acondicionar mais de 2,5 milhões de toneladas (Codesp – 2012). 

Porto de São Sebastião

Localizado no litoral norte do Estado de São Paulo, a 200 km da capital paulista, o Porto de São Sebastião atende, além da Região Metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba, Sorocaba, Campinas, Piracicaba e o estado de Goiás. Em 2012, o porto movimentou 872 mil toneladas de cargas em seu cais comercial público, com destaque para granéis sólidos como barrilha, sulfato de sódio e cevada.

Venha investir em São Paulo

A Investe SP está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar o seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato com nossos especialistas no Fale Conosco.