Localização estratégica

O Estado de São Paulo é um dos mais importantes focos de desenvolvimento do Hemisfério Sul. Sua área de influência ultrapassa, em muito, seus limites territoriais, estendendo-se pelas demais Unidades da Federação e por diversos países da América do Sul. A Região Metropolitana de São Paulo, quarto maior aglomerado urbano do mundo, é o centro das atividades industrial, de serviços e comércio do País. Esta privilegiada condição, aliada ao peso da atividade econômica do interior do Estado, forma um conjunto de fatores que fazem de São Paulo um ambiente extremamente propício para todo tipo de investimentos.

America

Geografia

Localizado na Região Sudeste, o Estado de São Paulo faz divisa com Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. Representando 3% do território brasileiro, ocupa uma superfície de 248,2 mil km². Seu litoral é banhado ao longo de 622 km pelo Oceano Atlântico. No que se refere aos fusos horários, o Estado está a menos três horas em relação ao Meridiano de Greenwich.

De acordo com dados de 2016 da Fundação Sistema Estadual de Análises de Dados (Seade), o Estado de São Paulo possui pouco mais de 43 milhões de habitantes, constituindo-se na mais populosa Unidade da Federação (UF) e em uma das mais densamente povoadas, com cerca de 175 habitantes por km², em contraposição a uma média nacional de aproximadamente 24 habitantes por km².

O Estado de São Paulo é dividido em 645 municípios, organizados em 16 regiões administrativas. Sua dinâmica regional constituiu uma rede de cidades que compreende, nos estratos superiores de sua hierarquia, um conjunto de metrópoles e aglomerados urbanos que concentram 77,4% da população estadual (Seade - 2016).

Compõem essa estrutura seis Regiões Metropolitanas: São Paulo (20,6 milhões de habitantes), Campinas (3,1 milhões de habitantes), Vale do Paraíba e Litoral Norte (2,4 milhões de habitantes), Sorocaba (2,0 milhões de habitantes), Baixada Santista (1,8 milhão de habitantes) e Ribeirão Preto (1,6 milhão de habitantes). Além disso, há duas aglomerações urbanas no Estado: Jundiaí, com 761 mil habitantes, e Piracicaba, com 1,4 milhões de habitantes (Seade - 2016).  

Hidrografia

A maior parte do Estado está localizada na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná, onde se destaca um de seus formadores, o Rio Grande, além de afluentes como o Tietê e o Paranapanema. Outros importantes rios do Estado são o Turvo, o Pardo, o Rio do Peixe, o Paraíba do Sul, o Piracicaba e o Ribeira do Iguape.

Além do Oceano Atlântico e dos rios Grande, Paranapanema e Paraná, seus principais limites naturais são a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar, a leste, e a Serra do Taquari, ao sul.

Venha investir em São Paulo

A Investe SP está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar o seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato com nossos especialistas no Fale Conosco.