Mão de obra qualificada

A população ocupada do Estado de São Paulo apresenta níveis de instrução mais elevados do que os observados no País. Cerca de 68,1% dos trabalhadores possuem 11 ou mais anos de estudo, em contraponto aos 66,8% da média nacional. A proporção de pessoas ocupadas com 15 ou mais anos de instrução é de 30,9% no Estado de São Paulo quando comparado com o total do País (IBGE – 2014).

Com ampla rede de ensino profissionalizante e diversas instituições de ensino superior de qualidade reconhecida mundialmente, São Paulo apresenta excelente infraestrutura voltada à qualificação de sua mão de obra. O Estado administra três das universidades mais importantes do País, entre elas a Universidade de São Paulo (USP), apontada em 2015 como a 41ª melhor universidade do mundo, a primeira da América Latina e a 2ª melhor dos países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), segundo o Webometrics Ranking of World Universities.

Centro Paula Souza administra as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Estas instituições potencializam as vocações produtivas das diferentes regiões do Estado, qualificando recursos humanos e atraindo novos investimentos.

Veja também

Venha investir em São Paulo

A Investe SP está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar o seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato com nossos especialistas no Fale Conosco.