Mercado consumidor

O Estado de São Paulo é o maior mercado consumidor do Brasil. Com um território equivalente ao do Reino Unido, a população paulista ultrapassa a marca de 46 milhões de habitantes, número maior do que a população do Canadá ou da Austrália por exemplo. Com uma renda per capita quase 50% maior que a média nacional, a população paulista tem acesso a bens e serviços mais variados do que o resto do país.

De acordo com a pesquisa de Síntese de Indicadores Sociais do  IBGE, de 2020, o potencial de consumo dos lares paulistas é 32,54% maior que a média dos brasileiros. Já os dados do Índice de Potencial de Consumo (IPC Marketing), de 2022, mostram que o mercado de SP tem um potencial de compras de R$ 1,56 trilhão, isso representa mais de 25% do potencial brasileiro.

Colabora ainda para o potencial do mercado consumidor paulista o perfil da população do Estado:

  1. maior proporção de mulheres no mercado de trabalho;
  2. maior número de postos de trabalho que exigem alta qualificação, criando um mercado consumidor exigente;
  3. aumento da proporção de idosos na população total, incentivando a criação de serviços especializados para esse público.

Venha investir em São Paulo

A Investe SP está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar o seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato com nossos especialistas no Fale Conosco.