Saúde

O Estado de São Paulo concentra 22% dos leitos clínicos, cirúrgicos e complementares do Brasil, sendo que dos 109 mil leitos existentes no Estado, cerca de 61% são financiados pelo setor público. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), São Paulo conta com 2,5 médicos e 1,8 dentista para cada mil habitantes, sendo que 43% da população paulista está coberta por plano de saúde de empresa privada, em contraponto aos 24% da média nacional (Datasus - 2010).

São Paulo reúne mais de 19 mil estabelecimentos de saúde públicos e privados, entre hospitais, clínicas, centros, postos e unidades de saúde. Algumas destas instituições estão diretamente ligadas a atividades de ensino, como o Hospital São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), os Hospitais das Clínicas da Universidade de São Paulo (Capital e Ribeirão Preto), da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade Estadual Paulista (Botucatu), e o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, da Universidade de São Paulo.

O Estado de São Paulo conta também com uma rede de hospitais públicos universitários destinados à procura e captação de órgãos para transplante. Quatro desses estabelecimentos estão localizados na cidade de São Paulo e os demais em Campinas, São José do Rio Preto, Botucatu, Sorocaba, Ribeirão Preto e Marília.

Destaca-se ainda o grande número de centros de referência, unidades de alta complexidade em oncologia e instituições capacitadas a realizar transplantes de órgãos e de medula óssea existentes no Estado.

Pioneiro na aplicação de novos métodos de diagnóstico e tratamento oncológico no Brasil, o Hospital A. C. Camargo é uma das instituições de saúde paulistas com grande respeitabilidade nacional e internacional em sua área de atuação. Outro centro de excelência em tratamento oncológico, é o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp).

Também com padrões de excelência comparáveis aos dos melhores centros mundiais de saúde, o Instituto do Coração (InCor) é especializado no tratamento clínico e cirúrgico de doenças cardíacas, com uma equipe multiprofissional em contínuo intercâmbio com instituições internacionais congêneres.

O Instituto Dante Pazzanese é outra importante referência paulista na área da cardiologia, responsável pelos primeiros marcapassos, próteses valvares, desfibriladores e máquinas para circulação extracorpórea fabricados no País.

Entre os hospitais privados em atividade no Estado, é possível destacar o Hospital Beneficência Portuguesa, capacitado em transplantes de coração, córnea, fígado, medula, rim, pâncreas e pulmão, considerado também referência nacional e internacional na área da radiocirurgia.

O Hospital Sírio-Libanês também destaca-se em sua Unidade de Terapia Intensiva, o Centro de Oncologia e o Serviço de Terapia Renal. Há ainda o Hospital Albert Einstein, com programas integrados de alta complexidade nas áreas de cardiologia, oncologia e neurologia, e importante centro de transplante hepático brasileiro.

Venha investir em São Paulo

A Investe SP está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar o seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato com nossos especialistas no Fale Conosco.