03/11/16 14h39

Governo do Estado lança Mercado São Paulo

Iniciativa reunirá produtos de 11 cadeias produtivas do Estado; ideia é criar uma grande vitrine comercial para apresentar, fortalecer , garantir a troca de experiências e aprimorar a produção paulista

SDECTI

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SDECTI), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Territorial (CDRT), lança neste sábado, 05 de novembro,  às 11h30, o Mercado  São Paulo. A iniciativa, que reunirá  durante seis finais de semana consecutivos  produtos desenvolvidos em 11 diferentes setores alimentícios,  é o primeiro passo da política de valorização da produção paulista. A grande vitrine acontecerá aos sábados e domingos, das 11h às 20h, na sede da Pasta, localizada na capital. Nos dias 05 e 06 serão demonstrados produtos do segmento de leite e derivados.  A ação tem como parceiros as secretarias estaduais de Agricultura e Abastecimento e de Turismo.

O evento é um convite para o público conhecer o que há de melhor produzido no Estado. O encontro reunirá pequenos e grandes produtores, cooperativas e empresas com soluções inovadoras.  A Pasta será palco de mostras temáticas, oficinas interativas e exposições voltadas aos setores de leite e derivados, banana, mel, frutas, hortaliças, café fino, frutos do mar, peixes, aves, ovos, suínos e caprinos. No decorrer  da iniciativa, os produtores participarão de palestras, debates e terão a orientação de técnicos e especialistas em mercado, exportação, marketing, agricultura e turismo.

A ideia é criar um ambiente de conhecimento e interação, onde a produção de cada cadeia será apresentada à população de forma lúdica. O viés gastronômico ficará por conta da comercialização e da degustação dos produtos paulistas e do cardápio servido pelo restaurante – que terá como missão, oferecer pelo menos um prato voltado ao tema do final de semana.

Para o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Márcio França, a mostra será a largada para uma grande política pública voltada ao fortalecimento do produto paulista. “Vamos estender a iniciativa para o interior. Durante meses, técnicos e especialistas percorrerão os arranjos produtivos locais (APL) para elencar, aprimorar aspectos da produção, qualificar e promover produtos. Serão debatidas formas de superar entraves e desafios e buscar melhores resultados que aqueçam ainda mais a economia e garantam desenvolvimento sustentável. Após as orientações regionais, pretendemos criar um espaço que reúna os alimentos paulistas de qualidade em um único local. A próxima etapa será replicar as experiências para outros Estados e países”, ressalta França.

Dia 05 e 06 – Derivados de Leite

Nos dias 05 e 06/11, o público poderá conferir diversos tipos de leites, queijos artesanais, doce de leite orgânico, queijo de búfala, iogurte, chocolates e outros. Também terá a oficina de  aproveitamento total dos alimentos, oferecida por nutricionistas do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios  (Codeagro). Os especialistas vão ensinar receitas com talos para a produção de patês de ricota e iogurte de morango com o uso completo da fruta.

A mostra também contará com os produtos artesanais fabricados por alunos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) do Centro Paula Souza.  Ainda no primeiro final de semana a Subsecretaria de Traballho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), promoverá aulas com objetos em couro e confeccionados com caixa de leite.

Serviço

Mercado São Paulo

Abertura oficial/ solenidade: 11h30 – 05/11

Horário: 11h às 20h

Segmento 05/06 de novembro: leite e derivados

Entrada gratuita

Local: Avenida Escola Politécnica, 82 – Jaguaré São Paulo

Transporte gratuito do metrô Butantã e estação Jaguaré – Vila Lobos

 Expositores confirmados 05 e 06/11:

Antiga Fazenda Conceição (doce de leite orgânico)

Búfala Almeida Prado

Búfalo Dourado (queijo de búfala)

Capril do Bosque (queijos artesanais)

Cati Leite

Cati Leite (auxílio para produtores)

Catupiry

Centro Paula Souza

Comevap

Doces Nayá (doce de leite de corte)

Fazenda Atalaia (queijos artesanais)

Fazendinha Tropical (sorvete)

GEPEA (consultoria em engenharia de alimentos)

Ipanema Queijos

João Brigadeiro (brigadeiros)

Leiteria Santa Paula (queijos artesanais)

Levitare (queijo de búfala)

Quatá

Riclan (vala de leite)

Selo de Pureza ABCB

Tecnolat

Tecnolat (iogurte e tecnologia de produção)

Oficinas:

Sutaco (couro e caixas de leite)

Codeagro - aproveitamento total de alimentos.

Alunos do Centro Paula Souza das Escolas Técnicas (Etecs) Júlio de Mesquita e Carlos de Campos apresentarão pratos a base de leite e derivados para demonstração e degustação.

Cronograma do evento e cadeias produtivas:

DATAS

CADEIAS PRODUTIVAS

05 e 06 /11

Leite e Derivados

12 e 13 /11

Frutas, Hortaliças e Café

19 e 20 /11

Banana e Mel

26 e 27 /11

Aquicultura e Piscicultura

03 e 04 /12

Aves e Ovos

10 e 11 /12

Suínos e Caprinos