06/07/22 11h40

Araçatuba: municípios da região se destacam em ranking nacional de exportação

Além do crescimento das exportações, municípios da região ocupam posições de destaque entre os exportadores brasileiros

Folha da Região

Nos últimos anos, os municípios da região de Araçatuba, ampliaram suas vendas no mercado internacional proporcionando resultados positivos para a inserção internacional regional. Como exemplo, em 2021, apesar da crise desencadeada pela pandemia, as exportações regionais cresceram 8%, alcançando o valor de US$ 1.098 bilhão de dólares. 

Destaca-se que na pauta exportadora regional, além dos produtos relacionados ao agronegócio, setor dinâmico e relevante do contexto da Noroeste, como açúcar, álcool, carnes, leite, peles, alimentos preparados para animais, produtos químicos orgânicos, gorduras e óleo animal e vegetal, destacaram-se também os produtos industrializados, entre os quais, calçados, máquinas e aparelhos mecânicos, máquinas, aparelhos e material elétrico, transformadores, móveis, entre outros. 

Na análise da pauta exportadora, alguns municípios da região se sobressaem no ranking nacional, destacando-se entre os exportadores brasileiros, evidenciando as riquezas e potencialidades da economia regional. 

Essa constatação foi realizada em pesquisa elaborada pelo administrador e economista, professor Marco Aurélio Barbosa de Souza (FAC-FEA), em recente levantamento produzido a partir dos dados do Ministério da Economia. 

Souza cita o caso das exportações de álcool, realizadas por 67 municípios brasileiros entre janeiro e maio de 2022. A região aparece tendo vários municípios nas primeiras posições do ranking brasileiro. A cidade de Valparaíso é a 4˚ maior exportadora nacional, Andradina está na 7˚ posição, Araçatuba na 10˚ e Mirandópolis na 21˚. “Abrigamos, portanto, três dos 10 maiores municípios exportadores do país”, explica o autor da pesquisa. 

AGRONEGÓCIO 

Outro produto de proeminência são as exportações de carnes efetivadas por 136 municípios do País nos cinco primeiros meses do ano. Nesse segmento, Andradina é o 5˚ maior exportador brasileiro de carnes bovinas congeladas. 

Seguindo na área do agronegócio, entre janeiro e maio, a cidade de Valparaíso foi a 16˚ maior exportadora brasileira de açúcar de cana pura no estado sólido tendo 216 municípios brasileiros concretizado exportação do produto no ano. 

Como evidência final do dinamismo e relevância da participação do setor do agronegócio e da indústria de alimentação, se sobressai Araçatuba como maior exportadora nacional de leite e nata entre os 40 municípios que comercializaram o produto no exterior de janeiro a maio de 2022. 

INDUSTRIAL 

Por outro lado, quando se analisa as vendas de produtos industrializados, constata-se também resultados interessantes para algumas economias locais, em especial, Birigui. O município, conhecido pela força de sua indústria no interior paulista, ocupa a 9˚ posição entre os exportadores brasileiros de transformadores elétricos, cujas estatísticas de comércio exterior contabilizam mais de 150 municípios exportadores do produto nos primeiros cinco meses do ano. 

O polo industrial biriguiense também ocupa a 15˚ posição entre os 119 municípios exportadores de máquinas e aparelhos para agricultura, horticultura, silvicultura, avicultura ou apicultura. E a também capital brasileira do calçado infantil não poderia deixar de aparecer entre os exportadores brasileiros de calçados, destacando-se em 9˚ lugar entre os 151 municípios exportadores de calçados com sola exterior e parte superior de borracha ou plástico. 

fonte: https://www.folhadaregiao.com.br/2022/07/06/municipios-da-regiao-se-destacam-em-ranking-nacional-de-exportacao/