Perguntas e respostas

Não fique com dúvidas sobre o Exporta SP. Confira abaixo algumas perguntas frequentes e as respectivas respostas sobre o Programa Paulista de Capacitação para Exportaçoes.

 

Qual é o período de inscrições para o programa Exporta SP?

As inscrições para a próxima turma já estão abertas até 08/03/2024. Faça seu cadastro de seleção.

Quanto tempo dura o programa?

A duração do programa é de quatro meses, com três aulas por mês, todas online. Após o período de capacitação, as empresas serão acompanhadas pela equipe da InvestSP por mais 2 anos, para orientações, conexões e oportunidades.

Qual o formato do treinamento?

É um programa robusto de capacitação com módulos, workshops e acesso a uma plataforma exclusiva online e tutorias individuais. Serão realizados 4 módulos de conteúdo, durante os quais os participantes terão contato com especialistas nos temas mais importantes para a atuação no mercado internacional. Também haverá atividades para a troca de experiências e conhecimento entre os participantes da capacitação.

Existe algum custo para participar do Exporta SP?

Não. O programa é gratuito.

Quantas empresas serão selecionadas?

Serão selecionadas 150 empresas para a próxima edição do Exporta SP. Isso significa que as vagas são limitadas. Por isso, a sugestão é realizar a inscrição o quanto antes.

Como é o processo seletivo das empresas participantes?

Os empresários devem preencher o cadastro e avaliação de maturidade exportadora. As empresas que estiverem no perfil adequado para o programa de capacitação, serão selecionadas. A equipe de seleção comunicará aos participantes sobre sua seleção oportunamente. As empresas que ainda não estiverem no perfil de maturidade adequado ao programa, serão encaminhadas para acolhimento de instituições parceiras e poderão ser aprovadas no programa em turmas futuras.

Quando vou saber se minha empresa foi selecionada?

A equipe da InvestSP entrará em contato com os participantes selecionados para a próxima turma oportunamente até, no máximo, março de 2024.

Minha empresa não está localizada no Estado de SP. Posso participar?

O programa Exporta SP é exclusivo para empresas sediadas no estado de São Paulo.

Existe algum financiamento ou linha de crédito no programa?

Não.

Quem pode participar da capacitação na minha empresa?

Apenas uma pessoa de cada empresa poderá participar da capacitação. Essa pessoa precisa ser tomadora de decisões, responsável pelo setor de exportação.

Haverá um certificado de conclusão de curso?

Os participantes do Exporta SP que concluírem o conteúdo do programa terão um certificado de conclusão emitido pela FIA e InvestSP.

Tenho uma startup, serão oferecidos conteúdos específicos para a minha empresa?

Sim. Os módulos são gerais, mas haverá tutorias individuais com especialistas para abordar as demandas específicas das diferentes empresas participantes.

Não consegui me inscrever para participar desta edição do programa, mas tenho interesse em participar em edições futuras. Como devo proceder?

Entre em contato por meio do fale conosco (tema exportação) para ser informado rapidamente quando abrirmos as inscrições para as próximas edições.

No programa Exporta SP está prevista participação em rodadas de negócios e missões internacionais?

Não está prevista a realização de rodadas de negócios e missões internacionais dentro do escopo do programa. No entanto, as empresas participantes do Exporta SP serão informadas e convidadas para os eventos e oportunidades organizados pela InvestSP.

Tenho experiência como consultor de outros programas de capacitação de exportações. Como faço para compor o time de especialistas do programa?

A capacitação do Exporta SP é uma metodologia desenvolvida pela InvestSP e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). Os módulos serão lecionados pelos professores da FIA, instituição contratada para executar a capacitação.

Tenho uma empresa de prestação de serviços relacionados à exportação e gostaria de prestar serviços no programa Exporta SP. Como proceder?

Enquanto executora do programa, a InvestSP não pode estabelecer parcerias para prestação de serviços pagos aos participantes do programa.

Estamos prontos para atendê-lo

Nós convidamos você a experimentar nossos serviços, seja para ajudá-lo a exportar ou investir em São Paulo. Entre em contato com nossa equipe.